DENISE ABECH

Universidade de Cuiabá (UNIC), localiza-se na parte mais central da América do Sul no Estado de Mato Grosso, território com 906.806 km2e possui os três ecossistemas: cerrado, pantanal e floresta amazônica, existentes na América do Sul (PPP.2022.p. 9). Está situada na Avenida Manoel de arruda em Cuiabá, criada em 1988 e reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura em 1994.

A UNIC, é a primeira Universidade privada do Estado de Mato Grosso, e a primeira a criar o curso de Medicina que surgiu em 1997, em meio as lutas e dificuldades, obteve a consolidação mediante o conjunto de propósitos, responsabilidade social-cultural na comunidade cuiabana e seus arredores. Nesse percurso desafiador não poderíamos esquecer que a iniciativa foi do primeiro reitor da Instituição Drº Altamiro Galindo e da primeira coordenadora acadêmica da Universidade de Cuiabá professora Celia M. Galindo.

É importante salientar que a Reitora Maria Angélica M. da S. Esser, coordenadora, professores, funcionários juntamente com o Pró-Reitor Clodoaldo M. da Paixão, dão prosseguimento a edificação da Faculdade da MedUNIC, pois visam pela missão e valores da instituição e concomitantemente pela qualidade do curso.

A Faculdade de Medicina da UNIC colabora de forma exemplar para a elevação dos níveis de saúde da população de Mato Grosso, pois são vinte e oito anos formando profissionais diferenciados e preparados para desempenharem a Medicina de forma qualificada. Atualmente muitos docentes da Universidade de Cuiabá são egressos e diversos profissionais que se destacam no mercado de trabalho em Cuiabá e no Estado de Mato Grosso foram alunos da MedUNIC. Pela avaliação do MEC a instituição como um todo, obteve nota satisfatória assim como o curso da MedUNIC, também recebeu a nota 5.

“A Faculdade de Medicina da UNIC colabora de forma exemplar para a elevação dos níveis de saúde da população de Mato Grosso, pois são vinte e oito anos formando profissionais diferenciados e preparados para desempenharem a Medicina de forma qualificada”

O reconhecimento mostra a competência e credibilidade. A referida Faculdade pretende formar o profissional médico que tenha como princípio norteador de seu trabalho restaurar e manter a saúde, investindo na prevenção de doenças e a intervenção nas realidades sociais, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano ((PPP. 2022.p. 35).

Podemos dizer que, os aprendizados referentes à área médica não se resumem ao conhecimento cognitivo, é preciso um olhar humanizado. A Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiabá é a maior unidade do Brasil da empresa Kroton, pois a KrotonMed possui 7 unidades em vários Estados( Bacabal,Codo,Uniderp Campo Grande, Uniderp Ponta Porã,Unic,Lauro de Freitas e Eunápolis) sob a direção do Profº Drº Fernando Ciriaco D. Neto desde 2015. O diretor já ocupou o cargo de Pró-Reitor Administrativo em (2014) e Reitor (2015 – 2018) da Universidade de Cuiabá.

A referida Faculdade está sob a coordenação da Drª Denise M.D. Abech desde 2015, que se tornou docente do curso a partir do ano de 2000 convidada pelo Drº Gabriel Novis que foi o primeiro coordenador e fundador do curso. Um desafio a ser vencido na Faculdade Médica são as novas perspectivas metodológicas em conformidade com as diretrizes do MEC desde 2014, que elucidam unir a teoria com a prática e proporciona maior ascensão da Faculdade.

Para isso é necessário a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e a integração entre os conteúdos, além de estimular a interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência; incluir dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania; promover a integração e a interdisciplinaridade em coerência com o eixo de desenvolvimento curricular, buscando integrar as dimensões biológicas, psicológicas, sociais e ambientais.

As metodologias ativas fortalecem a formação profissional e mencionamos alguns aspectos. A proposta pedagógica tradicional foi rompida pela prática construtivista, dialógica e crítica baseada na aprendizagem em problemas (PBL- Problem-Based Learning) a prática é exercitada através de um problema (um caso clínico) a ser analisado discutido em tutorias, o (a) acadêmico(a) tem participação ativa.

A Metodologia de aprendizagem em equipes (TBL- Team Based Learning) com foco no aprendizado coletivo e reflexivo, o acadêmico (a) é o protagonista da sua construção de conhecimento, pois essa proposta constitui várias etapas, exige uma preparação extra sala que antecede a avaliação individual (IRAD-Individual Readiness Assurance Test) realizada em sala de aula, no segundo momento ocorre outra avaliação em grupo denominada de (GRAT- Group Readiness Assurance Test),momento em que os alunos discutem as questões. As correções são mediadas pelo professor possibilitando o acadêmico (a) questionar dúvidas, analisar, comentar, ou seja, a prática potencializa a capacidade de argumentação com base nos estudos científicos. A proposta inclui também palestra relacionada com o tema abordado na avaliação.

A rotação por estação é outra metodologia ativa dinâmica, aplicada em sala. Os alunos circulam entre as estações, vivenciando experiências de aprendizagem variadas. Cada grupo tem uma abordagem diferente sobre o mesmo tema e em cada estação as atividades são distintas, porém, essenciais pois complementam o tema abordado. As atividades podem ser: simulações, estudos de caso, discussões em grupo, exercícios práticos entre outros, uma inovação que permite o acadêmico (a) aprofundar o conhecimento e aplicar a teoria e prática. Além da matriz curricular a formação do futuro médico também inclui os momentos culturais e de sociabilidades por meio do Centro Acadêmico João Alberto Novis (CAJAN) que realiza atividades visando o compromisso com as ações de responsabilidade social, além disso a Atlética Queixada (AAAJAN) proporciona atividades de lazer e esporte.

Vale lembrar que sobre as ações sociais a UNIC se coloca à disposição da comunidade mato-grossense desde a sua fundação. Desse modo, aliar o conhecimento científico com inovação pedagógica e tecnológica, é sempre um desafio, porém, nesse contexto o fundamental é saber operacionalizar para reverberar bons resultados. Como disse Moran (2015) se desejamos formar estudantes proativos, precisamos adotar metodologias em que estes se envolvam em atividades cada vez mais complexas, onde tenham que tomar decisões e avaliar os resultados com apoio de materiais relevantes. A inovação faz parte da cultura da Universidade, é o DNA da instituição, pois há uma constante busca pelos conhecimentos, os quais visam, em essência, o crescimento humano, social e intelectual da comunidade acadêmica.

*Drª Maria Angélica M.da S. Esser é reitora da Universidade de Cuiabá; Drª Denise M.D.Abech é médica endocrinologista e coordenadora do curso da Medicina da UNIC e Drª Maria de Lourdes Fanaia é Professora da UNIC, escritora, historiadora e membro do clube PEN

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