Um requisito extremamente importante para a sustentabilidade das empresas nos próximos anos. Quero chamar a atenção de todos para a presença digital.
Para reforçar isso, tenho um dado bem interessante sobre a presença dos brasileiros na internet, segundo o relatório Digital in 2018, divulgado pela Hootsuite e We Are Social, mais da metade dos brasileiros já estão conectados.
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Agora imagine você que tem sua empresa de pequeno e médio porte e ainda não tem um site, nem redes sociais. Utiliza ainda apenas as formas mais tradicionais como cartão de visita. Pensando nisso esse artigo é para vocês.
Com a transformação digital muitas coisas mudaram para melhor e com ela diversas oportunidades para atingir seu público em cheio.
Mas para isso é preciso ter uma apresentação forte. Estar atento aos seguintes itens: design, linguagem, e principalmente forma de se vender, seja de maneira digital ou não.
É preciso ter em mente o seguinte, se você não estiver lá, o seu concorrente vai estar e sua empresa vai ficar pra trás, é isso que você quer? Não né.
Existem algumas formas de começar uma presença digital. Confira:
Crie um site
Algumas plataformas como o WordPress e Wix trazem ferramentas simples que podem te ajudar a começar de maneira básica um site.
O Wix por exemplo é simples e intuitivo, se você precisar dar um pontapé inicial mas ainda não tem condições de criar um site completo, pode ser uma boa ferramenta de apoio.
Além de ter uma ampla variedade de templates pode te ajudar a começar a sua presença digital.
Esteja nas Redes Sociais
Faça uma breve pesquisa, olhe seus concorrentes, veja a interação do público, e escolha a rede social que melhor demonstra ter sua audiência, após isso, busque ter um planejamento para começar a publicar nas redes sociais.
Lembre-se você precisa conquistar, se relacionar bem com seus clientes, em qualquer lugar e nas redes sociais mais ainda.
Para te ajudar, vou até deixar a menção ao site Canvas, que te ajuda a criar layouts simples, para começar a fazer suas publicações. Lembrando que isso não substitui o trabalho de profissionais especializados, mas é uma forma de começar.
Anuncie no Google Meu Negócio
Nada melhor que a ajuda do próprio Google para começar a anunciar a sua empresa, certo? Ao longo do dia milhares de pessoas utilizam os buscadores para procurar uma solução, se existe um lugar que sua empresa precisa é estar lá. E calma, isso não significa que você vá precisar gastar milhões para isso.
Uma ação simples pode gerar ótimos resultados. Faça seu cadastro e mantenha ele atualizado, com endereço correto, fotos, horário de funcionamento e informações relevantes.
Bônus
Recentemente descobri uma startup local, nova focada em entregar aplicativos institucionais completos, seu maior diferencial está na entrega de um aplicativo institucional dentro de 72h.
Já imaginou? Você ganha em praticidade. É a MeuApp.Space. Achei muito interessante, afinal, temos visto a tecnologia conectar e solucionar os problemas mundo.
E com a possibilidade de facilitar o compartilhamento do seu material profissional, de uma forma rápida e malgo tão utilizado como os aplicativos, parece incrivel.
Essa citação do David Meerman Scott diz muuito sobre a comunicação da sua empresa.
“Você pode comprar atenção (propaganda). Você pode implorar pela atenção da mídia (relações públicas). Você pode encher o saco das pessoas para ganhar atenção (vendas). Ou ainda você pode obter atenção das pessoas criando algo realmente interessante e com valor agregado e publicando esse material de graça na web.”
Espero que com as dicas de hoje você consiga começar e alimentar sua presença digital. Que venham mais negócios para todos.
(*) JOSIAS PULQUÉRIO é Empreendedor/ Analista De Desenvolvimento Econômico no Governo do Estado de Mato Grosso. Superintendente de Finanças na SEDUC/MT e Fundador das Startups Arqdrive e SheerLens. Com formação em Administração e Contabilidade, Especialista em Gestão Empresarial.
CONTATO: www.facebook.com/josias.pulquerio