Quem é você para alguém que você não te conhece? Qual é a percepção que essa pessoa ou essas pessoas vão ter de você? Será que, essa percepção é a percepção de quem realmente você é? E o mais importante, será que essa percepção, que os outros terão de você, é a percepção que você gostaria que eles tivessem de você?
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Esse é o grande problema. Será que conseguimos controlar a percepção dos outros? E se não conseguimos controlar. Será que conseguimos influenciar na percepção que os outros têm da gente?
Como é que nós podemos influenciar na percepção das pessoas, para assim, chegamos o mais perto possível da percepção que nós precisamos que elas tenham de nós? Para a partir disso, conseguirmos desenvolver um projeto, vender uma ideia, produto e até mesmo você como pessoa e como profissional.
Existe uma enorme diferença entre uma pessoa ser boa e ela ser percebida como boa. As vezes a pessoa é realmente boa, ela possui habilidades técnicas, conhecimentos sobre o produto, assunto, negócio e mercado mas, se ela não for percebida pelos outros como boa, de nada adianta.
É essa diferença, entre a realidade do que a pessoa é mesmo, e a forma como ela é percebida, que fará a diferença entre o sucesso e o fracasso dela, do seu projeto, negócio ou ideia.
Sabe o que fecha essa lacuna? A comunicação. É a comunicação que vai conectar ou não você das outras pessoas, e com isso aproximar a percepção que as outras pessoas têm de você, para a percepção que você quer que elas tenham de você.
Isso vale para tudo, uma ideia, um projeto, um sonho e independente de onde você esteja, não importa, você vai ter que vende-lo para outras pessoas.
Porquê? Por que ninguém faz nada sozinho. Você só consegue construir alguma coisa atraindo pessoas. Você terá atrair as pessoas para trabalhar com você. Depois você vai atrair pessoas para fazer negócio com você. Talvez você terá que atrair pessoas para investirem no seu negócio. Pode ser até mesmo dentro da sua empresa, é uma ideia nova, um processo novo, um projeto novo. Como conseguir dinheiro e comprometimento da equipe para colocar em prática? E ficou por último, mas é de suma importância. Você terá que atrair clientes, alguém tem que comprar a sua ideia, projeto, produto. Tudo isso envolve convencimento, persuasão, influência e principalmente comunicação.
Outro motivo que faz a comunicação ser importante é a forma de como as pessoas decidem. Muita gente acha que se a gente explica alguma coisa para alguém, justifica, dá razão e mostra os motivos a pessoa vai comprar, né? Não.
Sabe porquê? Por que, o processo de tomada de decisão é químico e biológico e passa por diversos fatores e diversas áreas emocionais do cérebro. Foi assim que nós nos desenvolvemos como espécie. Nós tínhamos que usar a emoção para tomar decisão para a nossa sobrevivência.
Nesse novo ambiente corporativo muitas vezes ficamos muito preso a razão. Entenda, se você não tocar a emoção da pessoa do outro lado, jamais o processo de decisão dela terá a chance de ser o que você quer.
Steve Jobs não virou o Steve Jobs, por que ele teve uma grande ideia e criou um computador, uma nova forma de você interagir com um telefone. Ele virou o Steve Jobs, por que, a partir dessas ideias, que não sei nem se foram dele, ele conseguiu envolver pessoas que foram aperfeiçoando essa ideia e montando e desenvolvendo a ideia e o negócio.
É essa capacidade de convencimento, persuasão e influência que precisamos buscar. E adivinha, o que está por trás disso? A comunicação. E ela que cria a conexão emocional que faz com que a outra pessoa tenha a percepção que você precisa para otimizar e maximizar as suas chances de sucesso.
Boa comunicação e boas vendas!
*LUIZ VICENTE DORILEO DA SILVA – “SHIPU” é palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing