Jorge Jesus já havia falado que a decisão do Mundial de Clubes, entre Flamengo e Liverpool, neste sábado, a partir das 13h30 (horário de MT) será a maior final de sua carreira. O português, no entanto, não aparenta nervosismo. Leve e descontraído, na véspera do jogo, ele conversou a imprensa brasileira e internacional, em coletiva no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.
Jesus brincou com jornalistas árabes, posou para selfies, mas também falou sério. Ele elogiou muito a equipe do Liverpool e, especialmente, o trabalho do técnico Jürgen Klopp. Segundo o treinador, o alemão conseguiu recuperar a equipe inglesa que, assim com o Flamengo hoje, está em outro patamar.
– A história do Liverpool nos últimos anos é de reconquista de seu prestígio como grande equipe da Europa e do mundo. O Klopp está fazendo uma recuperação espetacular, não só no inglês como na Champions.
– A comparação que podemos ter com o Flamengo é que o Flamengo vem de uma temporada de títulos. Os dois clubes estão recuperando o prestígio internacional. Como o Bruno Henrique diz, são duas equipes que estão em outro patamar – disse Jorge Jesus.
Apesar de comparar as temporadas recheadas de títulos das duas equipes, Jorge Jesus frisou que não há como comparar o nível das equipes e citou o poder de investimento dos clubes europeus.
– O Flamengo consegue contratações de um bom nível no Brasil, mas não há comparação. Vamos enfrentar um campeão da Champions. São os melhores do mundo. O Flamengo entrou em uma órbita onde podemos fazer equilíbrio com diferença tática.
– A diferença é que os europeus têm os melhores jogadores do mundo, o Flamengo não tem os melhores jogadores do mundo, mas tem bons jogadores.
Jorge Jesus: ” O Flamengo será talvez um dos três maiores clubes do mundo”
Klopp
Klopp é um dos grandes treinadores do mundo. Sei que viu jogos meus em Portugal e consegue analisar essas particularidades. É um criador. O time dele joga em um 4-3-3 diferente. Ele é diferente.
Jogar à Flamengo
Cada treinador tem a sua ideia. O que o Flamengo tem passado ao longo desses seis meses é uma ideia de olhar sempre para o gol, sempre para frente, para o espetáculo. Nós, europeus, somos formados não só para ganhar, mas para dar espetáculo.
Estratégia
O que vamos fazer contra o Liverpool é olhar para o jogo como olhamos nesses três meses. O Liverpool é o melhor clube da Europa, falta ser considerado o melhor do mundo. Nós também temos a oportunidade, vencemos a Libertadores. O Mundial será cada vez mais importante.
Importância do Mundial para a Europa
Entendo o que o Klopp diz. Os europeus dois ou três anos para cá estão vendo essa competição como mais importante junto com a Champions, mas estive em uma situação parecida. Entre ser campeão do mundo ou da Inglaterra, que não vence há 30 anos, o que importa mais para os fãs? Não tenho dúvida de que é o campeonato local, até pela rivalidade. Tem o Manchester United, outros… Não é a final que vai interferir no próximo jogo do campeonato da Inglaterra. Ele vai juntar o útil ao agradável.
O mais importante para um clube é ser campeão do seu país, e vocês no Brasil preferem uma tacinha qualquer porque dá mais dinheiro. Na Europa, a preferência é o campeonato do seu país.
Mundial de Clubes e Copa do Mundo no Catar
A organização é muito boa no Catar, mas, com todo o respeito, uma Copa do Mundo tem que ser em um país que ama futebol
Duelo tático e físico
Não se separa a parte técnica da física. Estão juntas, são irmãs, gêmeas. Não há questão física, é questão tática. Se estiver mal taticamente, corre mais do que deveria correr. Todo esse conhecimento faz com que a equipe seja menos desgastada.
Amanhã são duas equipes taticamente muito evoluídas e que não vai ter vencedor pela questão física. São criativos para além da qualidade individual dos atacantes que podem decidir. Quem tiver mais criatividade e for mais disciplinada taticamente, vai vencer.
Orgulho em Portugal
Minha prioridade é pensar que se o Flamengo ganhar eu vou ser campeão do mundo. Eu e toda a nação do Flamengo. Depois, como é óbvio, a minha nacionalidade. Sou português e sei que o povo português tem acompanhado o Flamengo com paixão. Isso é um orgulho para mim. Fico feliz que os portugueses acompanhem o meu êxito esportivo e partilhe também como deles este momento.
Flamengo entre os melhores do mundo?
Já treinei os melhores clubes do mundo, não tenho dúvida nenhuma. No dia que se começa a ganhar como estamos ganhando, o Flamengo será talvez um dos três maiores clubes do mundo, não tenho dúvidas. E não está na Europa. Só é qualificado como melhor do mundo se ganhar títulos importantes.
Jorge Jesus fala sobre as contratações realizadas no Flamengo e diz “não há comparação”
Futuro
Sobre o mercado de trabalho para mim, eu abro a minha mão e vejo cinco possibilidades de Europa. Se não forem esses, não adianta chamar.
Gabigol x Van Dijk
Todos sabem que o Van Dijk é um dos melhores defensores do mundo, mas tem fragilidades. O Gabigol é um grande atacante e difícil de ser marcado. Acho que será um grande espetáculo. Os jogadores do Flamengo vão correr o que nunca correram, assim como os do Liverpool. (Globo Esporte)