O Fluminense garantiu a classificação para a final da Taça Rio após o empate em 0 a 0 com o Botafogo, neste domingo, no estádio Nilton Santos. Apesar do terceiro jogo sem vitória e sem gols desde o retorno às competições, o técnico Odair Hellmann viu evolução na equipe tricolor.

– Evoluímos do primeiro para o segundo e do segundo para o terceiro. Hoje fizemos o melhor jogo dos três, jogo bastante consistente, estrutura bem sólida. Tomamos poucos contra-ataques. Fizemos uma mudança de estrutura que deu resposta positiva. Nossas avaliações foram boas. Quero parabenizar os jogadores por todo o esforço que tiveram durante todo esse período, se dedicaram ao máximo para que fôssemos responsáveis como fomos fora do campo e conseguíssemos os objetivos dentro dele.

A decisão do 2º turno do Campeonato Carioca será na próxima quarta-feira, contra o Flamengo, que venceu o Volta Redonda na semifinal. O time tricolor precisa ganhar para levar a decisão do título estadual para mais dois jogos finais. Caso o rubro-negro leve a melhor, será campeão carioca por antecipação por ter vencido a Taça Guanabara e ter terminado com a melhor pontuação na classificação geral. Odair ressalta que o adversário chegará ao confronto mais bem preparado fisicamente, por ter iniciado os treinos antes – o Fluminense era contra a volta imediata do Carioca.

– Passamos para uma final, é um jogo decisivo. Vamos entregar tudo que temos, mesmo com dois dias de descanso para quem estava três meses parado. Os momentos são diferentes. O adversário chega muito mais preparado em todos os aspectos, fisicamente também. Mas tentaremos manter nossa organização, uma estrutura consistente e fazer nosso jogo, para conseguirmos esse título.

Confira mais declarações de Odair Hellmann:

Pouco tempo para treinar
Não é porque nos classificamos. Minha conversa com o torcedor e com todos seria igual com derrota, com vitória… É muito pouco tempo para trabalhar, para uma equipe que vinha tendo uma evolução e buscando consolidação em seu modelo de jogo, e que já estava encontrando um caminho fortalecido. Aí para três meses, reinicia com todas as dificuldades, com tudo o que aconteceu, que não quero relatar novamente, faz oito sessões de treinamento e joga três jogos em uma semana.

Essa é a busca. Busca do equilíbrio, para que possamos dar sustentação à ideia de jogo que nós temos. Os últimos dois jogos foram com circunstâncias diferentes. No primeiro, perdemos um jogador logo no começo, então perde essa análise tática porque perdemos a estrutura. Mesmo assim tivemos mais posse de bola, nos expusemos e levamos gols em contra-ataque. No segundo jogo, melhoramos nesse aspecto, continuamos com nossa produção, posse, construção, mas acabamos não conseguindo definir a partida, traduzir o domínio em gols, que era o que fazíamos bastante antes da parada. Acredito no processo, que o time está evoluindo e acontece quando se tem tempo para trabalhar. É claro que temos muita coisa a melhorar, estamos atentos a tudo isso. Mas é um importante passo desde tudo o que aconteceu desde o primeiro jogo do Carioca.

Como criar mais oportunidades?
No primeiro, com um a menos, criamos quatro ou cinco oportunidades. No segundo, também. E hoje, também. Acho que dá para aumentar essa efetividade, mas isso virá com o tempo. Estamos inserindo jogadores. O Fred chegou agora. Está entrando na equipe, buscando melhor entrosamento. Tem um refino de movimento. Isso só se ganhar com o tempo, trabalhar, errar, trama de novo e encaixa. Fizemos muito poucos trabalhos de finalizações com movimentações específicas porque o processo é muito acelerado. Não tive tempo de treinar para o jogo contra o Botafogo. Sendo que temos 50 dias para começar o Brasileirão. Isso não existe. E tenho que buscar evolução. Só quero elogiar os jogadores por toda dedicação que tiveram nesse tempo.

O que fazer para vencer o Flamengo?
Tentarmos manter a organização, uma estrutura fortalecida, ficar com a bola, manter a posse, para que consigamos fazer um grande jogo e conquistar o título. Lógico que o Flamengo tem a consolidação do ano anterior com contratações e estão treinando há 50 dias, têm uma vantagem física. Vamos entregar tudo para buscar esse título, do primeiro minuto até o último segundo. (Globo Esporte)