A negociação entre o Palmeiras e o Al Duhail, do Catar, pelo atacante Dudu teve um avanço considerável neste sábado. Os clubes chegaram a um entendimento sobre o valor a ser pago pelo jogador. Agora, o Verdão aguarda a formalização da proposta nesses termos para definir a saída do camisa 7.
A quantia acertada entre é de 13 milhões de euros (cerca de R$ 77,6 milhões), com pelo menos mais 1 milhão de euros em bônus futuros. A forma de pagamento, que era outro impasse, também foi resolvida. Nas conversas anteriores, o Al Duhail pretendia pagar a maior parte do valor na reta final do contrato, o que não foi aceito pelo Palmeiras.
Na última sexta-feira, houve uma reunião na Academia de Futebol entre a diretoria do Palmeiras, Dudu e seus empresários. No encontro, o jogador reforçou pessoalmente seu desejo de sair, o que foi fundamental para o avanço da negociação. Foram discutidas novas possibilidades, acordadas entre os clubes neste sábado.
Além da oficialização da proposta, restam detalhes a serem definidos antes do desfecho da negociação. O Al Duhail acompanha de perto a situação extracampo do jogador, que responde às acusações de agressão da ex-esposa, e busca garantias nesse sentido. A parte financeira entre Dudu e o clube do Catar já está acertada.
Outra situação que tem sido negociada nas conversas é uma dívida que o Palmeiras ainda tem com o camisa 7. No ano passado, o Verdão entrou em acordo com seus representantes para dividir em cinco parcelas o pagamento de luvas, valor adicional que costuma ser combinado após um acerto ou renovação. Uma dessas parcelas (ou 20% do montante), porém, ainda não foi quitada.
As partes envolvidas mantêm cautela para definir a venda, justamente por todas as idas e vindas que já aconteceram na negociação. Houve várias mudanças de valores, sobretudo dos árabes, que fizeram com que as conversas retrocedessem em alguns momentos. Hoje, porém, ela está perto de ser concretizada.
Dudu tem se incomodado com a demora para resolver a situação. Mesmo assim, vem treinando normalmente com os companheiros na Academia de Futebol. O Palmeiras tem mantido conversas diárias com o jogador de 28 anos, que tem contrato até o fim de 2023. (Globo Esporte)