Bronze com a seleção de vôlei nos Jogos de Atlanta em 1996, Ana Paula é acusada de homofobia por Alexandre Alvim, assessor de imprensa paulista de 33 anos. Ele registrou um boletim eletrônico de ocorrência no último domingo, apresentando prints com ofensas da ex-central, de 48 anos, em mensagem privada em uma rede social. A acusação foi publicada originalmente pela colunista Fábia Oliveira, no jornal “O Dia”, e confirmada pelo GloboEsporte.com. O boletim de ocorrência foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Atibaia, no interior de São Paulo. O delegado Daniel Pinto Lima Gendler será o responsável em apurar a denúncia.
Alexandre afirma ter sido surpreendido com uma mensagem de Ana Paula na madrugada do último domingo. A ex-jogadora teria respondido um story do assessor com a música “Black Parade”, da cantora Beyoncé, com ofensas homofóbicas. Logo depois, Alexandre foi bloqueado na rede social. O GloboEsporte.com entrou em contato com Ana Paula, que mora nos Estados Unidos, mas ainda não obteve resposta até o momento. Caso a ex-jogadora se manifeste, esta matéria será atualizada.
Ana Paula é acusada de homofobia por jovem paulista — Foto: Reprodução
Alexandre Alvim acusa Ana Paula de homofobia — Foto: Acervo pessoal
– Era um comentário com críticas à distorção que ela fazia dos números e a análise que ela publicou. E falava da tristeza de ver ela precisar criar polêmica para atrair holofotes e não pela relevância como esportista, como tem a Ana Moser, a Fernanda Venturini. E citei a ironia de a seleção dela ter sempre perdido para uma seleção majoritariamente preta, as cubanas. Assim que eu fiz a crítica, ela deletou. Para você ver, depois de quase vinte dias, se deu ao trabalho de vir no meu Instagram. No sábado, ela me respondeu um story de uma música da Beyoncé, que é antiracista, por sinal. Eu estava acordado, por sorte, e já printei imediatamente. Ela já tinha me bloqueado – disse Alexandre, ex-gestor de políticas públicas em São Paulo, ao GloboEsporte.com.
Alexandre, então, postou a ofensa de Ana Paula e, ao viralizar, recebeu contato de outras pessoas que também teriam sido ofendidas pela ex-central. O assessor é irmão do ex-atleta de handebol Sílvio Alvim, que defendeu a seleção brasileira nos Jogos de Pequim, em 2008. O ex-jogador também publicou o story de Alexandre e marcou Ana Paula, que o respondeu. Ela, a princípio, afirmou que o print era falso, sem saber que Sílvio era irmão de Alexandre. Depois, porém, passou a discutir sobre posições políticas e filosóficas, sem se manifestar sobre a origem da imagem.
Ana Paula não respondeu à tentativa de contato do GloboEsporte.com. Em comentário sobre o assunto no programa do Pânico desta quarta-feira, na rádio Jovem Pan, disse ainda não saber do que se trata. Mais cedo, porém, também em uma rede social, a ex-jogadora se referiu indiretamente ao caso e ironizou.
No dia 4 de julho, após ser acusada de racismo por conta das declarações nas redes sociais, Ana Paulo foi alvo de uma carta da também ex-jogadora Isabel, que apontava um “desserviço” da ex-central no combate ao racismo. (Globo Esporte)