O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) recomendou a suspensão das cirurgias eletivas que demandem a internação do paciente nos hospitais privados do estado e medidas mais restritivas quanto ao isolamento social.
A recomendação é de que essas medidas sejam adotadas pelo período de 15 dias, podendo se estar após analise do contexto de evolução da pandemia em Mato Grosso.
O objetivo dessas medidas é controlar o número de casos de Covid-19 no estado.
Recentemente, uma nota técnica sobre a evolução da Covid-19 no estado, feita pelos Departamentos de Matemática, Geografia e o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, apontou que Mato Grosso atingirá o número máximo de infectados pelo novo coronavírus até dia 3 de setembro, quando terá registrado 307.852 casos.
“Contraditoriamente ao aumento exponencial de casos no mês de maio, vários municípios adotaram medidas de flexibilização da quarentena, o que nos parece que deve ser revisto neste momento”, disse a presidente do Conselho, Dra. Hildenete Monteiro Fortes.
O Conselho também pediu ações mais rígidas em relação ao fechamento do comércio para restringir a circulação de pessoas nas cidades.
Até essa quinta-feira (18), Mato Grosso registrava 8.166 casos confirmados por Covid-19 e 295 óbitos em decorrência da doença.