O conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado, José Carlos Novelli, é um dos alvo de mais uma fase da Operação Ararath, deflagrada na manhã desta quarta-feira (17), em Cuiabá. Agentes do órgão cumprem vários mandados de busca e apreensão.
O objetivo da operação é elucidar o esquema de corrupção que desviou recursos públicos para financiar campanhas eleitorais e enriquecimento ilícito entre 2006 e 2014.
Esta é a 16ª fase da operação, sendo que a última ocorreu em dezembro de 2017. Os mandados são cumpridos por decisões expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A Polícia Federal informou que não dará outros detalhes sobre a operação, que corre em segredo de Justiça.
Vale lembrar que o conselheiro Novelli e outros quatro (Antonio Joaquim, Sérgio Ricardo, Waldir Teis e Valter Albano) continuam afastados de seus cargos, após decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em fevereiro deste ano.
Todos estão afastados desde 2017, quando o ex-governador Silval Barbosa firmou delação premiada, onde revelou suposto pagamento de propina aos membros do TCE. A decisão à época foi do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).