A Polícia Civil prendeu dois homens envolvidos com a compra e venda de diploma e histórico escolar falsos, no município de Jauru (425 km a Oeste de Cuiabá). Os agentes agiram implacavelmente, em ação de flagrante prendendo o vendedor e o comprador dos certificados no momento da entrega dos documentos falsos. Os supostos documentos eram vendidos por R$ 1,25 mil.
As investigações iniciaram após os policiais da Delegacia de Jauru receberem denúncia anônima sobre a comercialização de diplomas falsos na cidade. Com base nas informações, os policiais iniciaram as diligências conseguindo localizar o vendedor entregando o diploma ao comprador em sua residência. A ação ocorreu na quarta (09), mas foi divulgada somente neste sábado (13) pela Polícia Civil.
Diante da situação, foi realizada abordagem dos dois suspeitos, e constatado que realmente tratava-se de um certificado escolar acompanhando de seu histórico falso. Questionado, o comprador confessou que adquiriu o documento do outro suspeito pelo valor de R$ 1.250 em dinheiro, sem fazer aulas, com objetivo de conseguir uma vaga de emprego.
Já o vendedor do certificado, inicialmente negou ter recebido o valor e disse que apenas estava intermediando a entrega do documento. Porém, em seguida o suspeito acabou confessando que recebeu o valor e disse que conseguiu o certificado falso com uma mulher na cidade de Araputanga.
Os dois suspeitos envolvidos na comercialização irregular foram conduzido à Delegacia de Jauru, onde após serem interrogados pelo delegado Clayton Queiroz Moura foi lavrado o flagrante por uso de documento falso.
Na posterior decisão judicial foi determinado o recolhimento de fiança de dois salários mínimos para o vendedor e de um salário mínimo para o comprador. Após o pagamento, os suspeitos receberam alvará de soltura e responderão pelo crime em liberdade. (Com informações da assessoria)