Uma fiscalização destruiu um garimpo ilegal próximo ao Parque Nacional do Juruena, no município de Nova Bandeirantes. O garimpo apresentava vestígios de extração ilegal de ouro. Os suspeitos não foram encontrados no local.
O parque é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza.
A ação fiscalizatória foi conduzida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente juntamente com o Indea e policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O resultado da operação foi divulgado nessa quarta-feira (10).
A degradação ambiental foi constatada com auxílio dos alertas de desmatamento da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal de Mato Grosso, que utiliza a tecnologia de satélite Planet.
Com apoio da aeronave do Exército Brasileiro, a equipe sobrevoou no último domingo (7) o ponto detectado via satélite e constatou a atividade de desmatamento e garimpo ilegais, no entorno do antigo “Garimpo Juruena”.
No dia seguinte, fiscais da Sema e Indea, acompanhados por policiais do Bope, se deslocaram por solo até os locais que foram sobrevoados. No acampamento, os motores estacionários encontrados no local foram destruídos.