Após oito anos, a trajetória de Thiago Silva no PSG está perto do fim. Segundo o jornal “L’Equipe”, o diretor esportivo da equipe francesa, Leonardo, entrou em contato com o zagueiro e o informou que não irá renovar seu vínculo para a próxima temporada. O defensor, no entanto, deseja estender seu contrato além do dia 30 de junho para participar da reta final da Liga dos Campeões.

GloboEsporte.com entrou em contato com o PSG, que não irá se manifestar sobre o assunto. A assessoria de imprensa do jogador se limita a dizer que Thiago voltará a Paris em breve para se reapresentar aos treinos. O Paris deve retomar suas atividades no dia 22 de junho, oito dias antes do fim do contrato do zagueiro com a equipe.

Thiago Silva, na capa do "L'Equipe": "Novo começo" para o Paris, sem o zagueiro e Cavani, símbolos dos últimos anos no clube — Foto: Reprodução/L'Equipe

Thiago Silva, na capa do “L’Equipe”: “Novo começo” para o Paris, sem o zagueiro e Cavani, símbolos dos últimos anos no clube — Foto: Reprodução/L’Equipe

O empresário do defensor, Paulo Tonietto, não respondeu as mensagens e não atendeu as ligações da reportagem. A prioridade de Thiago Silva sempre foi a renovação com o PSG por pelo menos mais duas temporadas, até a Copa do Mundo de 2022.

O zagueiro brasileiro esperou pela resposta positiva da diretoria parisiense até o final, mas, segundo o “L’Equipe”, Leonardo deseja renovar o elenco da equipe. A saída do capitão do time significa também um alívio financeiro para o clube francês, que estima uma perda de 200 milhões de euros (R$ 1,6 bilhão) com a crise imposta pela pandemia do novo coronavírus. Thiago recebe o terceiro maior salário do elenco.

Nas redes sociais, Thiago Silva compartilha imagens de seus treinos físicos comandados pelo fisioterapeuta brasileiro Bruno Mazziotti, que é funcionário do PSG desde 2018.

O zagueiro brasileiro pretende conversar pessoalmente com Leonardo para entender melhor a decisão do PSG e definir a possível renovação mínima, permitida pela Fifa, até o fim de agosto. O Paris disputará as finais da Copa da Liga (contra o Lyon) e Copa da França (contra o Saint-Étienne) e está nas quartas de final da Liga dos Campeões.

O futuro de Thiago

Thiago Silva mantém a forma em sua casa, no Rio de Janeiro, e deve retornar a Paris em breve — Foto: Reprodução/Instagram

Thiago Silva mantém a forma em sua casa, no Rio de Janeiro, e deve retornar a Paris em breve — Foto: Reprodução/Instagram

Sem a possibilidade de renovação com o PSG, a prioridade de Thiago Silva é permanecer no futebol europeu. Estão em pauta, segundo a imprensa francesa, um retorno para o Milan, onde atuou por três temporadas, e uma transferência para o Everton, onde atuam Richarlison e Bernard. Na equipe inglesa, o zagueiro reencontraria o técnico Carlo Ancelotti, seu ex-comandante em Paris.

Embora tenha sido especulado no Fluminense por conta de declarações do presidente Mário Bittencourt e incentivo do atacante Fred, Thiago Silva não deve voltar ao futebol brasileiro no momento.

Thiago Silva completará 36 anos em setembro. Em oito anos no PSG, ele fez 17 gols em 310 partidas. Ele é o sétimo jogador com mais partidas pelo clube na história.

Em Paris, o defensor conquistou 21 títulos, incluindo sete edições do Campeonato Francês. Caso estenda o contrato até o fim de agosto, terá a chance de obter mais três. (Globo Esporte)