O secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, acusa o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) a não disponibilizar para a central de regulação do SUS, os leitos disponibilizados para pacientes covid-19 no Hospital São Benedito.
“Cadê os leitos que Cuiabá criou? Não apareceu para a regulação os leitos do São Benedito”, alfinetou.
Já tem algumas semana que fica o empurra-empurra entre leitos Covid em Cuiabá entre a gestão municipal e estadual.
De um lado Pinheiro cobra mais ações do governo no interior para impedir que Cuiabá tenha os hospitais lotados por falta de estrutura no interior de Mato Grosso.
Do outro lado o governo estadual acusa Emanuel de não criar nenhum leito novo para enfrentar a pandemia e ainda requerer 60 leitos, inicialmente disponibilizado para esses pacientes.
” E eu vou deixando claro que o governo já publicou portaria para contratar leitos de UTI em hospitais particulares e filantrópicos. Estamos buscando alternativa, a questão é que vários hospitais não tem estrutura física e nem profissional habilitado para trabalhar nisso. Fazendo nossa parte, estamos fazendo. Faça você também a sua. Fique em casa, não facilite”, finalizou Gilberto.
Outro lado
Por meio de nota, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reafirma que mantém o seu compromisso com os cidadãos, aliás, uma premissa de sua gestão. Assevera que no momento em que é preciso esforços conjuntos e maturidade na gestão pública, ainda se depara com afirmativas infundadas e que desrespeitam todo o trabalho que já vem vendo executado pela gestão.
Como previsto no Plano de Enfrentamento e Mitigação ao novo Coronavirus, Cuiabá disponibiliza o Hospital Referência e leitos do Hospital São Benedito para atendimento, seguindo o rito adequado para garantir o tratamento aos pacientes.
Emanuel Pinheiro lamenta que mesmo em um momento de tamanha delicadeza, em que todos os esforços devem ser direcionados a salvar vidas, ainda se depare com impropérios que evidenciam falácias por parte do Executivo.