Embora a pandemia causada pelo coronavírus tenha trazido crise e incertezas para o futebol, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) acredita que o Campeonato Estadual edição 2020 será decidido em campo, ainda este ano. Essa é a perspectiva da entidade que segue aguardando liberação das autoridades para que possa discutir a retomada do calendário de eventos esportivos. Foi o que informou sua assessoria de imprensa.

Embora haja especulações por parte de torcedores em redes sociais de que o campeonato deste ano será suspenso e o Cuiabá, por ter a melhor campanha da competição, declarado campeão, a FMF tratou de descartar esses rumores. “Nada disso é verídico. São apenas especulações infundadas, sem nenhuma base oficial”, afirmou a assessoria de imprensa da federação, salientando que na entidade, a expectativa é de que o campeonato seja retomado em sua segunda fase (quartas de final).

“Ainda não sabemos quando e de que forma. Nos resta aguardar o posicionamento das autoridades do Estado, para organizarmos um planejamento. O primeiro passo será agendar uma reunião com os clubes para discutir os encaminhamentos”, disse a assessoria, acrescentando que esse aval virá das autoridades.

Mesmo observando que em alguns estados o futebol já ensaia retorno, como no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde os clubes já estão treinando e definiram uma agenda com protocolos médicos, a FMF diz estar optando pela cautela, apesar de Mato Grosso ser o segundo estado com menos casos de coronavírus do país: “Por enquanto, o pensamento da federação é zelar pela saúde dos atletas e dos demais envolvidos com o futebol. O retorno do futebol mato-grossense será com muita consciência e seguindo protocolos rigorosos para a preservação da vida”, declara a assessoria.

Reunião cancelada e sem previsões

A FMF chegou a agenda uma reunião no dia 21 de maio, com a presença de representantes de clubes para debater a possível volta do futebol no Estado. No entanto, a federação voltou atrás, após contato com representantes do Poder Público, dois dias antes do encontro presencial. O presidente da entidade, Aron Dresch informou que, assim que tiver aval das autoridades, uma nova reunião será agendada. No entanto, não há ainda nenhuma previsão.

O Estadual foi paralisado no dia 18 de março por tempo indeterminado em razão da pandemia do coronavírus.