A campanha Química Solidária do Conselho Federal de Química e dos Conselhos Regionais de Química (Sistema CFQ/CRQs) produziu 84,1 mil litros de álcool 70% (em gel, líquido ou glicerinado) em 60 dias. O produto foi doado a hospitais e entidades filantrópicas de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros estados. No Mato Grosso, com a atuação do CRQ da XVI Região (CRQ XVI), a produção de álcool para o combate ao novo coronavírus
foi a maior do país. Foram produzidos 24.000 litros, nas variedades em gel e glicerinado, beneficiando 113 instituições.
foi a maior do país. Foram produzidos 24.000 litros, nas variedades em gel e glicerinado, beneficiando 113 instituições.
O objetivo principal da campanha é articular e divulgar iniciativas para a produção do álcool líquido e álcool em gel com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química. Também fazem parte do projeto ações para orientar a população e combater a desinformação. Para isso, foram produzidos cartilhas, vídeos, animações e podcasts, explicando, por exemplo, o passo a passo para fazer soluções diluídas de água sanitária como forma de prevenção ao novo coronavírus.
“A participação do Conselho de Química nesse processo tem sua relevância no sentido de respeito e segurança à população. Neste, momento de crise, dar segurança com relação aos produtos químicos utilizados no combate é primordial”, lembra a presidente do CRQ XVI, Suzana Aparecida da Silva.