Após o Flamengo colocar seu elenco para treinar em dois dos campos do centro de treinamento Ninho do Urubu, a Prefeitura do Rio de Janeiro reforçou que não recomenda a volta das atividades.

Por meio de uma nota, a Prefeitura declarou que está em contato com o clube para transmitir a posição do comitê científico municipal. Confira abaixo o comunicado oficial.

“A Prefeitura do Rio, por enquanto, não recomenda a volta dos treinos. A secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, está em conversas com o clube para transmitir a posição do comitê científico municipal, que visa a preservar a propagação da Covid-19 e a saúde das pessoas.”

Procurado pelo GloboEsporte.com, o Flamengo ainda não se pronunciou. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) declarou que apoia a prática dos exercícios desde que não interfiram no combate à disseminação da COVID-19. Confira abaixo o comunicado da federação.

“A Ferj apoia o que seja realizado com cautela, responsabilidade e rigorosa observância de protocolos, baseado em fundamentação médica coerente, lógica e cientificamente construída que permita e ofereça bio segurança, não ocasione prejuízos a terceiros, concorra para a promoção da saúde individual e coletiva e não interfira no combate à disseminação da COVID-19.

Importante ressaltar que exercícios fazem parte da fisioterapia que por definição é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.

Conhecendo o protocolo médico seguido e os procedimentos realizados, não se vislumbra contraindicações e há que se imaginar muito mais segurança e menor risco do que em pessoas num supermercado ou farmácia.”

O Flamengo treinou em dois campos do Ninho do Urubu nesta quarta-feira — Foto: Paulo Franco

O Flamengo treinou em dois campos do Ninho do Urubu nesta quarta-feira — Foto: Paulo Franco

Na segunda-feira, o Flamengo fez novos testes de Covid-19 no elenco e na comissão técnica. Na última terça, houve nova rodada de avaliações, algumas delas já no campo e com contato com bola, com o elenco dividido para evitar aglomerações e protocolos rígidos de segurança no combate ao coronavírus.

Gabigol realiza exame de Covid-19 no Ninho — Foto: Alexandre Vidal / CRF

Gabigol realiza exame de Covid-19 no Ninho — Foto: Alexandre Vidal / CRF

Procurado pelo GloboEsporte.com na noite de terça, o Flamengo afirmou que a retomada consistiria apenas em avaliações. O clube entende que as atividades não configuram treinamentos e, por isso, não há desobediência à determinação das autoridades.

Nesta quarta pela manhã, as imagens mostram que os jogadores utilizaram dois campos no Ninho do Urubu: em um, havia nove jogadores e quatro membros da comissão técnica; e no outro, dez jogadores e quatro membros da comissão.

Nesta terça, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, o médico Márcio Tannure e o diretor de marketing do clube, Alexsander Santos, se reuniram em Brasília com o presidente da República, Jair Bolsonaro. O encontro também contou com a presença do presidente do Vasco, Alexandre Campello. (Globo Esporte)