A Confederação Brasileira de Futsal projeta a retomada do calendário de competições nacionais da modalidade para o segundo semestre. A Federação Mato-grossense de Futsal (FMFS), estuda seguir a data. No entanto, frisa a importância de preservar a saúde dos desportistas.

O anúncio foi feito nesta semana pela entidade máxima do futsal brasileiro, que pretende ainda desenvolver protocolos junto as federações, responsáveis pela realização de evento. O principal objetivo é garantir a segurança e saúde de todos.

“A Federação Mato-grossense de Futsal está monitorando o avanço da pandemia na capital Cuiabá e demais municípios do estado. A entidade segue à risca todas as orientações dos órgãos de saúde competentes. A ideia é seguir o planejamento da CBFS, mas o retorno deve acontecer quando um novo decreto autorizando as competições esportivas for elaborado pelos executivos estadual e municipal. Um momento como esse, serve para preservar a vida, e é o que mais importa neste momento”, destacou Pedro Verão, presidente da FMFS.

O calendário esportivo deve ter projeção para início dos torneios em agosto. O período contribui que clubes e entidades estaduais possam se planejar para a volta da modalidade.

A CBFS afirma que é preciso levar em consideração a decisão das federações, já que a maioria dos eventos são promovidos pela entidade e reúnem clubes todos os estados do Brasil e que cada estado segue uma política individualizada de controle da situação epidemiológica.

Cenário estadual

Em Mato Grosso, tem clubes classificados para a Taça Brasil de Futsal e Copa do Brasil de Futsal, competições nacionais promovidas pela CBFS. A primeira competição do calendário estadual 2020 seria a Copa Centro América de Futsal, que teria início em abril, que dá vaga aos campeões no masculino e feminino na Taça Brasil e agora também com a possibilidade de levar os segundos colocados para a Copa Regional Centro-Oeste, nova competição anunciada pela CBFS.