Aos poucos, o mundo do futebol vai retornando e alguns dos campeonatos mais importantes do mundo já têm data definida para a bola voltar a rolar. O Brasil ainda não definiu o retorno, e deve ter divergências já que são 27 campeonatos estaduais diferentes para serem definidos.
No entanto, outros países, especialmente na Ásia e na Europa já voltam a ter jogos disputados. A grande maioria deve mesmo acontecer sem presença de público.
Confira aqui as datas de retorno do futebol pelo mundo:
NÃO PARARAM: Bielorrússia, Taiwan e Nicarágua
A Nicarágua encerrou a temporada normalmente e já não tem mais partidas desde o dia 9/05. A Bielorrússia foi o único país europeu que seguiu com a disputa e ainda têm jogos sendo disputados, com apenas algumas exceções de partidas adiadas. O mesmo ocorre em Taiwan.
08/05: Coreia do Sul
A Coreia do Sul foi o primeiro país a retomar o campeonato de futebol em meio à pandemia. No entanto, a temporada passada já tinha sido encerrada e as partidas marcaram o início de um novo campeonato.
16/05: Alemanha
O primeiro campeonato do grande escalão mundial a recomeçar será o Alemão. A competição tem toda a 26ª rodada marcada para ser disputada entre sábado e segunda-feira.
20/05: Sérvia
23/05: República Tcheca e Hungria
28/05: Dinamarca
29/05: Polônia
30/05: Croácia, Israel e Ucrânia
01/06: Finlândia
02/06: Áustria
O Campeonato Austríaco retorna em 2 de junho, mas a final da Copa da Áustria está prevista para 29 de maio.
04/06: Portugal
A Liga Portuguesa anunciou oficialmente o retorno para o dia 4 de junho após liberação do governo. As competições já estão liberadas a partir do primeiro dia de junho, mas o Campeonato Português começa no dia 4, uma quinta-feira, retomando a 25ª rodada.
05/06: Bulgária
12/06: Espanha e Inglaterra (a confirmar)
As datas ainda não estão confirmadas, mas são prováveis. Duas das principais ligas do mundo, elas devem anunciar a data oficialmente nos próximos dias.
14/06: Suécia
16/06: Noruega
CAMPEONATO ENCERRADOS
Algumas competições optaram por terminara a temporada. São os casos de países como França, Holanda, Bélgica. A decisão, no entanto, ainda pode ser revertida na Justiça, já que nem todos os times se mostraram satisfeitos e prometem recorrer da decisão.
Na África, Camarões, Congo, República do Congo, Ilhas Maurício, Burkina Faso, Guiné, Quênia, Angola, Libéria, Niger e Etiópia adotaram a mesma medida e declaram as competições nacionais encerradas.
(Futebol Interior)