A Secretaria Estadual de Saúde informou nesta quarta-feira (6), que 20 profissionais da saúde da Unidade III do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho, que trata da recuperação à dependência de álcool e outras drogas, em Cuiabá, foram diagnosticados com Covid-19.
De acordo com a Ses, todos os profissionais que testaram positivo ou que mantiveram qualquer tipo de contato com os diagnosticados cumpriram ou estão cumprindo regime de isolamento ou quarentena.
A maioria dos casos apresentou sintomas leves ou não apresentou sintomas.
A secretaria disse que fez a desinfecção das instalações da unidade e faz acompanhamento e o rastreamento individual dos casos, para monitorar também as famílias e os contatos dos envolvidos.
Na semana passada um dos profissionais infectados morreu após ficar 37 dias internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com a doença.
Athaide Celestino da Silva era enfermeiro há 37 anos e estava internado na UTI de um hospital particular da capital desde o dia 26 de março. Ele respirava por ventilação mecânica. Athaide era cardiopata, hepatopata e hipertenso, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
Além dele, uma outra enfermeira, de 49 anos, está internada há mais de um mês em uma UTI, em estado grave, após ser infectada pela doença. Ela faz parte do grupo de risco por ter diabetes.
Em Mato Grosso, até terça-feira (5), 366 casos de Covid-19 foram registrados, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Ses). Treze pessoas morreram em decorrência da doença no estado.