Treze cachorros, entre eles filhotes, e dois gatos foram resgatados de uma casa, nessa terça-feira (28) no Bairro Coxipó, região sul de Cuiabá, por voluntários de uma associação de proteção animal. Eles foram abandonados, sem comida e sem água. Estavam com fome, feridos e assustados.
Os animais só sobreviveram porque comeram a carne de outro cachorro que estava no local.
Voluntários do projeto de Luta e União de Amigos para Animais em Risco (Lunaar) chegaram até esses animais depois de uma denúncia.
Animais estavam desnutridos, correndo risco de morrer — Foto: Projeto Lunaar/Divulgação
Quando entrou na residência, com base na lei federal que permite a entrada em caso de resgate de animais em situação de maus-tratos, Adriano Real, que atua no projeto, disse a cena “parecia de um filme de terror”.
“Foi uma das situações mais difíceis que vivenciamos. Os animais eram mantidos presos nessa residência, sem alimentação, sem água, sem condições de higiene. Não tinha visto nada parecido antes”, afirmou.
Adriano disse que, por causa da pandemia do novo coronavírus, as pessoas deixaram de ajudar o Lunaar, que está tendo dificuldades para a continuidade do trabalho. É possível apadrinhar os animais fazendo doações pela internet.
“Tudo é feito através de doações de pessoas que se sensibilizam com a fome desses animais”, disse Adriano.
Animais foram levados para abrigo e devem ser colocados para adoção — Foto: Projeto Lunaar/Divulgação
Ele avalia que a ajuda também pode ser a denúncia de casos de maus-tratos.
“Toda pessoa precisa estar atenta à comunidade, ao seu redor. Saber se existem animais que estão sendo maus-tratos. Existem forma de qualquer pessoa, toda comunidade, auxiliar esses animais. Pode ser alimentado, apadrinhando. Pode ser estando atento”, disse o representante do Lunaar.
Durante este período de pandemia no estado, Cuiabá teve aumento de animais abandonados e maltratados nas ruas.
Animais foram resgatados e levados para lares temporários, entrando em fila de adoção — Foto: Projeto Lunaar/Divulgação