Após iniciar carreira no Grêmio e ter passagens de destaque por Figueirense e São Paulo, Aloísio, o Boi Bandido, está desde 2014 no futebol da China. Pois nesta quarta-feira o atacante foi convocado pela primeira vez para a seleção do país asiático. Com o nome chinês Luo Guofu, ele participará de um período de treinamentos, entre 10 e 27 de maio, a ser comandado pelo técnico Li Tie.
Aos 32 anos, Aloísio se torna apenas o terceiro estrangeiro a defender a equipe, seguindo os passos do inglês Nico Yennaris, que passou a ser chamado de Li Ke, e do também brasileiro Elkeson, que tem nome chinês de Ai Kesen. O atleta, aliás, estava na mira da federação local há alguns anos, e suas características (força e velocidade) são vistas como importantes para ajudar a equipe na busca por uma vaga à Copa do Mundo de 2022.
Para conseguir a nacionalidade chinesa, o que aconteceu em 2019, o jogador precisou abrir mão da brasileira. Agora, para obtê-la de volta, precisará renunciar ao passaporte chinês, algo que precisa ser aprovado pelo governo. Além do Boi Bandido, Ricardo Goulart, Alan e Fernandinho também estão na mira da seleção. (90 Minutos)