O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), tem deixado bem claro que este é o momento de “derrotar o coronavírus” e que não está pensando na reeleição, até mesmo porque o pleito de outubro pode ser adiado por conta da pandemia.
“Precisamos derrotar nosso inimigo que é o coronavírus”.
Antes da pandemia, Pinheiro se esquivava ao falar sobre a reeleição, dizendo que ia decidir até junho se iria ou não enfrentar uma nova disputa.
As informações de bastidores e das pessoas mais próximas de Pinheiro garantem que ele sairá para a reeleição.
Luta conta o coronavírus
Emanuel tem traçado medidas duras no enfrentamento e combate à propagação do Covid-19. Em suas aparições nas lives nas redes sociais, ele é bem enfático em pedir para que a população fique em casa e que também protejam os idosos.
Como forma de evitar a propagação do vírus, Pinheiro suspendeu o transporte coletivo até 10 de maio, neste período apenas 30% da frota circula para profissionais de saúde e trabalhadores dos serviços essenciais.
As aulas na rede pública também estão suspensas neste período. Na semana que vem web aulas serão transmitidas pela TV aberta aos estudantes da rede municipal de ensino.
O comércio também segue fechado. Este é um dos pontos em que Pinheiro é mais questionado pelos setores da economia e também pelos adversários. Uma retomada gradual está em estudo, que levará em conta a propagação do vírus na cidade.
Mesmo com algumas pessoas desrespeitando o distanciamento social, Emanuel avalia como positiva a medida e garante que o número de casos está dentro do esperado.