@Manuel_Neuer: “A very unusual feeling!”#FCBayern complete first small-group training session.
Bayern complete first small-group training
fcbayern.com
As federações de futebol na Europa e a Uefa planejam como vai ser a volta dos campeonatos após a pandemia de coronavírus. Em alguns casos, como na França, duas datas foram sugeridas para o retorno dos jogos. A Itália deve seguir o mesmo caminho após duas reuniões esta semana e os clubes treinam na Alemanha, ainda que em pequenos grupos de jogadores.
Nesta segunda, faz exatamente um mês que a maioria das grandes ligas eurpeias foi suspensa. Veja como está o cenário em cada país.
De acrodo com o L’Équipe, a Liga Francesa Profissional (LFP) estipulou dois planos para a volta das partidas: um deles com os jogos retornando no dia 3 de junho e outro com a volta projetada para o dia 17 de junho. Essas duas possibilidades fazem com que a temporada possa terminar até 25 de julho, o que não prejudicaria o início do calendário do próximo ano.
Na última sexta, a LFP havia se reunido e definiu o dia 23 de agosto como a data inicial da próxima temporada, duas semanas mais tarde do planejamento inicial. Se a atual temporada realmente terminar em 25 de julho, os atletas teriam 28 dias de descanso até que o campeonato se inicie novamente.
No entanto, esse planejamento depende da evolução do coronavírus nos próximos dias no país. O campeonato francês está paralisado desde o dia 13 de março e faltam 10 rodadas completas para o fim da competição mais a partida entre Strabourg e PSG, que foi adiada.
A comissão médica da Federação Italiana de Futebol se reúne na quarta-feira e, no dia seguinte, membros da Lega Serie A, que organiza a primeira divisão local, vão se encontrar.
O objetivo é que no final desta semana as autoridades possam definir tanto o protocolo para a volta aos treinos assim como uma data para a retomada das atividades. Segundo a Gazzetta dello Sport, a ideia dos dirigentes é que os clubes voltem a treinar em 4 de maio.
O campeonato foi interrompido no dia 9 de março. Das principais ligas na Europa, é a que tem mais partidas a serem disputadas: 12 rodadas completas e outras quatro partidas.
Na Alemanha, os times retomaram as atividades na última semana, mas guiados por protocolos médicos: os atletas treinam em pequenos grupos e mantendo a distância de segurança entre eles. Sem jogos desde 13 de março, são nove as rodadas restantes para o término da competição, mais a partida entre Werder Bremen e Eintracht Frankfurt, que ainda não foi disputada.
@Manuel_Neuer: “A very unusual feeling!”#FCBayern complete first small-group training session.
Bayern complete first small-group training
fcbayern.com
A Bundesliga projeta retornar aos jogos no dia 9 de maio, de acordo com o jornal Bild. Com isso, o plano é que os treinamentos possam ter o elenco completo três semanas antes da bola rolar novamente. Se esse calendário for seguido, o campeonato vai terminar no dia 30 de junho.
A Premier League divulgou um comunicado no início de abril no qual afirmava que a competição não iria retornar no início de maio e que ela só recomeçaria quando tivesse segurança suficiente para fazê-lo.
The Premier League’s overriding priority is to aid the health and wellbeing of the nation and our communities. The 2019/20 season will only return when it is safe and appropriate to do so.
Full statement: https://preml.ge/qtuuh #WeAreOneTeam
– A data de reinício está sob constante revisão com todas as partes interessadas, à medida que o impacto da pandemia do COVID-19 se desenvolve e trabalhamos juntos nesse período muito desafiador – informou o comunicado.
De acordo com a Sky Sports, uma possível data discutida pelos clubes é 1 de junho, a fim de que a próxima temporada comece em 8 de agosto. O Campeonato Inglês está paralisado desde o dia 13 de março e restam nove rodadas inteiras mais duas partidas em disputa.
Javier Tebas, presidente da La Liga, crê que é possível voltar com as competições na Espanha no dia 29 de maio ou em 6 de junho. Ele elogiou o esforço que a Uefa faz de reduzir os torneios continentais e se mostrou otimista em finalizar a atual temporada.
– Devemos destacar o esforço da Uefa para encurtar suas competições muito mais do que as nacionais, a fim de otimizar as datas que temos. Sou otimista que vamos terminar as competições. Não posso garantir se será com ou sem público, mas vamos terminar, com certeza.
O Campeonato Espanhol foi suspenso no dia 12 de março, com 11 rodadas ainda em disputa.
O diário As publicou que a Uefa tem um plano para o término das disputas da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Para a entidade, as competições nacionais devem voltar primeiro, em julho e sem a presença de público nos estádios.
Com isso, os dois torneios continentais seriam retomados no mês de agosto. As eliminatórias das quartas, semifinais e a decisão seriam disputadas em partidas únicas, em campo neutro e com portões fechados. A ideia é realizar todos esses jogos da Champions League e da Liga Europa em um intervalo de duas semanas.
Taça da Liga dos Campeões em Tottenham x Liverpool — Foto: Reuters
(Globo Esporte)