Os brasileiros Hulk e Oscar, ambos do Shanghai SIPG, desembarcaram no aeroporto de Pudong, em Xangai, 10 minutos antes do fechamento da fronteira da China. Isso porque as autoridades chinesas determinaram que nenhum estrangeiro, mesmo com permissão para residência ou visto, pode voltar ao país a partir de agora por tempo indeterminado. A decisão começou a valer do dia 27 para 28 de março.
Os dois atletas voltaram no mesmo voo fretado, em uma aeronave da Bombardier Global 6000. Eles estavam ao lado de outro brasileiro que atua no clube, Ricardo Lopes. O Shanghai SIPG ajudou nos trâmites burocráticos para conseguir um voo no limite do tempo disponível.
Agora, os jogadores terão que passar por um período de 14 dias de quarentena obrigatória, mesmo que não tenham apresentado qualquer sintoma na chegada. Hulk, capitão do Shanghai, faz a quarentena sozinho, enquanto a família está no Brasil. Já Oscar foi com a família para a China.
Enquanto o mundo sente os efeitos da pandemia de coronavírus, a China – primeiro epicentro da Covid-19 – começa a planejar a retomada das atividades quase três meses após o surto da doença no país. Para evitar uma nova onda de contaminação, o governo adotou a medida de proibir a entrada de todos estrangeiros. De acordo com a decisão, as únicas exceções são aquelas de “necessidades econômicas, comerciais, científicas ou tecnológicas, ou por razões humanitárias de emergência”.
O Campeonato Chinês era para ter começado em fevereiro, mas foi adiado devido ao coronavírus. A previsão é que os times entrem em campo no fim de abril e, dessa forma, comecem a treinar nas próximas semanas.
Outros atletas estão no Brasil
Com essa decisão, há brasileiros que jogam na China e estão no Brasil. É o caso de Paulinho, Renato Augusto, Roger Guedes e Alex Texeira. Todos estão em contato com os respectivos clubes, mas ainda não há uma previsão de retorno.
Com isso, eles mantêm a forma física no Brasil. O volante Paulinho, por exemplo, contou com a ajuda de “companheiros de time” e filmou um treino com os filhos.
Paulinho improvisa e se mantém em forma treinando com os filhos
Ricardo Goulart espera regressar esta semana
A situação de Ricardo Goulart, ex-Palmeiras e Cruzeiro, é diferente. Ele se naturalizou chinês no ano passado e, por isso, poderia voltar ao país mesmo com essa restrição. Ele espera retornar à China nesta semana. Mesmo assim, o jogador também teria que passar pelos 14 dias de quarentena obrigatória.
Ricardo Goulart comemora gol pelo Guangzhou Evergrande — Foto: Reprodução Sina.com
Jogando no Guangzhou Evergrande desde 2015 – com uma rápida passagem pelo Palmeiras ano passado -, e já fez 154 jogos e 104 gols pelo clube. Outros brasileiros naturalizados chineses são Elkeson, Aloisio, Fernandinho e Alan. (Globo Esporte)