Com o decreto do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que determina o fechamento dos comércios a partir de segunda-feira (23), os quatro shoppings da capital e o de Várzea Grande, região metropolitana, decidiram antecipar o fechamento das portas. Todos suspenderam as atividades neste sábado (21) e devem seguir com a medida até o dia 5 de abril, podendo ser prorrogado.
Os centros comerciais informaram que ficaram mantidos apenas os acessos à população em farmácias e clínicas de atendimento à saúde. Já os restaurantes atenderam por meio de delivery.
A decisão faz parte do decreto de situação de emergência no município, que estabelece medidas para prevenir a transmissão do coronavírus.
Em Mato Grosso, o governo monitora 73 casos suspeitos de Covid-19. Dois casos, registrado em Cuiabá e Várzea Grande foram confirmados.
O Goiabeiras Shopping disse em comunicado publicado nas redes sociais nessa quinta-feira (20): “Tudo na vida tem um tempo, e hoje é tempo de cuidado. Informamos, que a partir de amanhã, não abriremos. Pedimos a todos que se cuidem, e cuidem dos seus. Em breve, nos encontramos”.
O Shopping Estação também lamentou a situação e deixou uma mensagem aos clientes.
“Os nossos encontros, o almoço de domingo, os filmes com as crianças, o passeio com os pets, vão ter que esperar um pouco. Mas logo, logo nos reencontraremos por aqui para viver experiências únicas”, diz em mensagem.
Já o Shopping Três américas reforçou o pedido para que a população fique em casa.
“Contamos com a compreensão de todos e apoio, FIQUEM EM CASA, nossos heróis da saúde estão lutando diariamente para que essa pandemia acabe logo, para que possamos aproveitar o que o shopping mais cuiabano da cidade tem para você”, declarou em comunicado.
O Pantanal Shopping também afirmou que acompanha a pandemia da Covid-19 e, por isso, decidiu suspender as atividades.
“Reforçamos que estamos atentos aos desdobramentos do avanço da doença no país e empenhados em fazer todo o possível para garantir a segurança e bem-estar de todos aqueles que frequentam nossos shoppings”, disse.
O Várzea Grande Shopping também reforçou o apoio a prevenção do novo coronavírus e anunciou a suspensão das atividades.
“Há quase 5 anos, nossa maior alegria é abrir as portas para receber clientes, lojistas e colaboradores, mas diante da gravidade da situação, por amor, respeito e pelo bem-estar de todos que trabalham e frequentam o Várzea Grande Shopping, e a exemplo do que os Shoppings vêm praticando pelo Brasil, nossas atividades estão suspensas, temporariamente, até o dia 05 de abril”, informou.
Veja as medidas tomadas em Cuiabá:
Entre 23 de março e 5 de abril todos os servidores públicos do município irão trabalhar em casa. Eles ficarão de sobreaviso, exceto servidores da fiscalização de Secretaria Municipal do Meio Ambientes, Fiscalização da Semob, e ordem pública (coleta de lixo);
Suspensão de 100% da frota de transporte coletivo;
A UPA do Bairro do Verdão passará a ser utilizada exclusivamente como unidade de leitos em apoio ao antigo PSC pra pacientes com coronavírus;
Suspensão de agendamentos ambulatoriais e procedimentos médicos eletivos em todas as unidades publicas da capital
Fechamento de todo e qualquer estabelecimentos, inclusive bares, igrejas, academias, clubes, shoppings, feiras e exposições em geral. Apenas deverão ficar abertos mercado, postos de combustível, hospitais e atividades essenciais. Restaurantes podem fazer entregas em domicílio;
Dispensa de licitação para a aquisição de materiais e serviços para a saúde.