Nesta quarta-feira, o técnico do Botafogo, Paulo Autuori, fez críticas à CBF por não ter determinado a paralisação de todas as competições no país e ter deixado a decisão nas mãos de cada federação. A principal entidade do futebol brasileiro respondeu as declarações do treinador e explicou que a legislação confere autonomia às federações. Em Mato Grosso, a sequência do Campeonato Estadual foi interrompida com uma portaria baixada na tarde desta quarta-feira, suspendendo a competição.
– O artigo 217 da Constituição Federal confere autonomia às entidades esportivas quanto à sua organização e funcionamento, de modo que a CBF não pode interferir na organização das competições estaduais – escreveu em nota. O Campeonato Carioca está paralisado, assim como outros estaduais país afora.
Veja a nota da CBF:
“Acerca das infelizes declarações do técnico do Botafogo, Paulo Autuori, a CBF esclarece:
1 – A CBF agiu prontamente, em sintonia com as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil, indicando, na sexta-feira, portões fechados em jogos a serem realizados nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, medida prontamente atendida.
2 – No fim de semana, avaliando novos fatos e as previsões em relação à expansão do coronavírus, suspendeu todas as competições de âmbito nacional em andamento.
3 – Quanto aos campeonatos estaduais, o artigo 217 da Constituição Federal confere autonomia às entidades esportivas quanto à sua organização e funcionamento, de modo que a CBF não pode interferir na organização das competições estaduais.
4 – O Estatuto do Torcedor também atribui às entidades organizadoras das competições uma série de obrigações. As competições estaduais são organizadas por cada uma das federações, sendo estas as responsáveis pela competição do ponto de vista legal. Deste modo cabe exclusivamente às federações a definição acerca do destino da competição”. (Globo Esporte)