A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) decidiu suspender a Liga das Nações, competição que acontece anualmente com as principais seleções do mundo na modalidade. O torneio estava marcado para começar no dia 19 de maio, os jogos femininos, e 22 do mesmo mês o evento masculino e ainda não tem data determinada.
Cuiabá deveria receber o torneio feminino entre os dias 19 e 21 de maio, quando o Brasil enfrentaria Estados Unidos, Canadá e República Dominicana. A capital Brasília sediaria uma etapa de cada gênero: primeiro, entre os dias 26 e 28 de maio, contra Itália, Japão e Rússia; em seguida, de 29 a 31 do mesmo mês, seria a vez da Seleção masculina jogar contra Sérvia, França e Japão. A última parada da VNL no Brasil estava prevista para os dias 19, 20 e 21 de junho, em Campo Grande (MS), local das partidas do masculino, reunindo Brasil, Itália, Alemanha e Rússia.
Segundo a entidade, a decisão foi tomada após consulta com todas as Federação Nacionais e com a aprovação do Conselho de Administração. O comunicado diz que a saúde e o bem-estar de atletas, oficiais e torcedores é a maior prioridade da FIVB e essa medida de precaução está sendo adotada no melhor interesse de todos os envolvidos.
As seleções, masculina e feminina, do Brasil iriam jogar a competição, que é uma das mais tradicionais do calendário do vôlei e acontece todos os anos. A Liga das Nações sucedeu a Liga Mundial masculina, disputada desde 1990 até 2017, e o Grand Prix feminino, que começou em 1993.
Em relação aos eventos de vôlei de praia, a FIVB continuará a avaliar o status de cada evento do Circuito Mundial. Atualmente, a FIVB cancelou um evento, a etapa da China, e adiou outro, no Irã, em abril devido à pandemia. Mas o restante do giro segue marcado, até a segunda ordem. (Globo Esporte)