A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) decidiram, nesta segunda-feira (16) suspender as aulas presenciais de graduação e pós-graduação. O IFMT tem previsão de retomar as aulas em 12 de abril, em todos os campus.
É importante dstacar que o governador Mauro Mendes (DEM) assinou decreto para que as aulas na rede estadual, municipal e superior de ensino pública, como a Unemat, estejam suspensas de 23 de março a 5 de abril;
A determinação da UFMT abrange os Câmpus do Araguaia, de Cuiabá, de Sinop e Várzea Grande, após o aumento de casos confirmados de coronavírus no país. Ainda não há casos confirmados oficialmente pelo estado, conforme sistema do Ministério da Saúde.
A suspensão das aulas começa a partir desta terça-feira (17).
Ficam suspensos também eventos com aglomeração de pessoas e encontros presenciais nos polos de Educação a Distância (EaD), colação de grau, fóruns, simpósios e congressos.
As demais atividades administrativas deverão aguardar orientações posteriores. A UFMT recomenda que as bancas de trabalhos de conclusão de curso se realizem por meio de ferramentas digitais de comunicação.
A decisão de interrupção das atividades acadêmicas presenciais na UFMT foi baseada na declaração de emergência global de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), nas orientações do Ministério da Saúde e no Decreto do Governo do Estado de Mato Grosso.
Casos
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, nesta segunda-feira (16), outros seis casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. No total, são monitorados 15 casos suspeitos no estado, provenientes de sete municípios; ainda não há casos confirmados oficialmente pelo estado, conforme sistema do Ministério da Saúde.
Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.
Os 15 pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus ou estabeleceram contato com casos suspeitos ou confirmados. As ocorrências que levantam a suspeita do Covid-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Aripuanã (4), Araputanga (1), Cuiabá (6), Nova Xavantina (1), Rondonópolis (1) e São José do Rio Claro (1).
Abrangência do IFMT
O Instituto Federal de Mato Grosso, por conta da pandemia do coronavírus Covid-19, suspendeu até dia 12 de abril as aulas letivas do ano de 2020 em todos os campus.
O diretor do Departamento de Assistência ao Discente “DAD” do Campus de São Vicente, Victor Rafael Noronha Araújo, informou que a suspensão ocorreu através do comitê de prevenção e emitiu nota a todos os campus.
Além da suspensão das aulas, está suspensa a participação de servidores nas atividades de capacitação, treinamentos ou eventos, tanto internacional ou interestadual.
Victor Rafael Noronha Araújo enfatizou ainda o decreto do goverandor Mauro Mendes que determina a suspensão das aulas da rede estadual, municipal e do ensino superior do Estado e, ainda, o cancelamento de eventos com público maior de 200 pessoas.