Com destaque para o momento de reflexão e necessidade de união, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, prestigiou, na última quinta-feira (05), a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Auditores Públicos Externos da Corte de Contas (Audipe) para o biênio 2020-2021, realizada na Escola Superior de Contas.

“Quero dizer de forma muito simples, prática e direta: essa gestão do TCE-MT deseja e vai construir um caminho junto com a Audipe. As Cortes de Contas de todo país passam por um momento de reflexão e precisamos estar juntos nessa caminhada, que tem obstáculos, mas tenho certeza que, juntos, vamos superá-los e construir um caminho melhor para o nosso tribunal. Precisamos dialogar bastante, decisões isoladas costumam ser frágeis, sempre valorizei a construção coletiva de soluções e não posso fazer isso sem a Audipe”, declarou Guilherme Antonio Maluf.

Em seu discurso, o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT), Alisson Carvalho de Alencar, também ressaltou a necessidade de união para o fortalecimento do Tribunal de Contas, bem como falou sobre a importância da função desempenhada pelos auditores de controle externo e a responsabilidade diretamente proporcional.

“Precisamos refletir, precisamos nos unir. A primeira solução é a união, pois na defesa do tribunal somos apenas um. Vamos nos unir e seremos mais fortes, enfrentaremos todas as tentativas de redução dos nossos poderes e venceremos, venceremos no sentido de manter nossas atribuições e, principalmente, de promover uma administração pública melhor do que ela é hoje, vamos dar opções para o gestor fazer melhor e, se de fato não ficar comprovada a tentativa de aprimoramento da gestão, daí sim buscaremos a responsabilização, defendendo o devido processo legal, sem alarde e sem exposição, simplesmente trabalhando pelo melhor de Mato Grosso”, pontuou o procurador-geral.

Exemplo de união interna, a nova diretoria da Audipe foi eleita por unanimidade, com chapa única. Recém-empossado presidente, o auditor público externo Carlos Alexandre Pereira afirmou, em seu discurso, que sua gestão será pautada no diálogo, sempre amparada na boa técnica. “Os desafios estão plantados e é por meio dos nossos trabalhos técnicos é que faremos a diferença. Estou sempre à disposição para fortalecer e melhorar o nosso tribunal”.

Na oportunidade, o novo presidente da Audipe também agradeceu a abertura de Maluf para o diálogo. “Agradeço ao presidente pelo canal aberto, que só enriquece o Tribunal de Contas. Agradeço a lealdade, a abertura e os trabalhos que tem feito de forma conjunta para o fortalecimento do nosso controle externo”.

Também estiveram presentes na solenidade de posse, representantes do Sindicato dos Trabalhadores do TCE-MT, da Associação dos Técnicos de Controle Público Externo do TCE-MT, da Associação dos Aposentados e Pensionistas do TCE-MT e da Associação dos Analistas de Contas do MPC-MT.