O vereador Oséias Machado (PSC), suplente do vereador Abílio Brunini Júnior, que teve o mandato cassado em Cuiabá, deve tomar posse após a publicação do ato da cassação no Diário Oficial de Contas.  A tendência é de que seja empossado, nesta semana.

Abílio Brunini teve o mandato cassado na última sexta-feira (6) por 14 votos a 11 em sessão extraordinária, na Câmara de Cuiabá.

Cassado, Abílio Júnior acusa o colega de assédio (Foto: Nemias Coelho/ Câmara de Cuiabá)

A Secretaria de Comunicação da Câmara de Vereadores informou que a publicação deve ser feita até nesta terça-feira (10) e o parlamentar tem 10 dias após a publicação para tomar posse.

Foi a sessão mais longa da história da Câmara, com mais de 14 horas de duração. Com a cassação, Abílio Júnior fica inelegível por oito anos.

A investigação tem como base uma representação do vereador Oséas Machado contra Abílio.

O documento diz que o parlamentar tem “praticado de forma reiterada e conscientemente atos incompatíveis como decoro parlamentar, por abuso de prerrogativas constitucionais asseguradas ao vereador”.

Segundo o relatório, Abílio responde a 17 boletins de ocorrência. Ele foi autuado por coação de servidores, invasão de privacidade, desacato e gravação ilegal.