O Botafogo-SP saiu da lanterna (e da zona de rebaixamento) do Campeonato Paulista ao vencer o São Paulo por 1 a 0 na tarde deste domingo, em Ribeirão Preto, pela nona rodada do torneio.
Alheio aos problemas do time de Fernando Diniz, que pensa na Libertadores e levou apenas um titular para o jogo – o goleiro Tiago Volpi –, o Botafogo se impôs em alguns momentos diante do rival e conseguiu a vitória com um gol de cabeça do zagueiro Didi, aos 27 minutos do segundo tempo.
Mesmo ciente dos riscos, o São Paulo fez um jogo abaixo da média e sem brilho da maioria dos garotos que estavam em campo.
A vitória leva o Botafogo aos oito pontos, ainda na lanterna do Grupo B, mas à frente de Ponte Preta e Oeste na classificação geral – ambos têm sete e seriam os dois rebaixados hoje.
A Ponte, porém, tem um jogo a menos e ainda enfrenta o Bragantino nesta segunda-feira. O São Paulo, por sua vez, segue líder do Grupo C, com 15 pontos, dois à frente do Mirassol.
Por que o São Paulo perdeu?
Apesar do time desentrosado e cheio de garotos, o São Paulo poderia ter mostrado maior volume de jogo – teve mais de 60% de posse de bola, mas sem objetividade.
O atacante Toró, que errou quase tudo, foi símbolo da tarde inoperante do Tricolor, que finalizou apenas 10 vezes, quase todas mal – exceções aos chutes de Shaylon no travessão e Toró na trave, este já nos acréscimos do segundo tempo.
Os titulares voltam a entrar em ação na quarta-feira, contra a LDU, pela Libertadores, no Morumbi – pressionado para reagir após a derrota para o Binacional na estreia.
Cansaço no segundo tempo
Os reservas do São Paulo sentiram muito a parte física e caíram de produção, deixando o Botafogo gostar mais do jogo e se lançar ao ataque em alguns momentos.
Everton foi substituído por câimbra na metade do segundo tempo, enquanto nomes como Shaylon e Liziero jogaram no sacrifício até o fim porque o time já havia feito as três alterações.
O Botafogo, merecidamente, chegou ao gol aos 27 minutos, quando Didi subiu bem mais do que Shaylon após cobrança de escanteio e decidiu a vitória do time da casa. O São Paulo tentou reagir e ainda acertou a trave com Toró, mas não conseguiu o empate.