Apalavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Ela começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira da Semana Santa e é quando há preparação para a Páscoa.
Leia Também:
-Benefícios do abacate ou avocado
-Cortar calorias apenas, ajuda a emagrecer?
-Viver feliz, alegre, disposto, isento de doenças tem a ver com alimentação????
–Ciclo circadiano
-É melhor usar suplementos alimentares ou consumir os alimentos?
-O que funciona? Jejum – cortar calorias – Lou Carb – Paleolítica
-Aumentar o consumo de gordura ( higt fat) é uma boa estratégia para emagrecer ???
-Praticantes de atividade física X Alimentação
-Jejum intermitente e emagrecimento?
A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
O Rosário Permanente diz que a Igreja prescreve, além do jejum, também a abstinência de carne, que consiste em não comer carne ou derivados, em alguns dias do ano, que variam conforme determinação dos bispos locais.
Para quem decidir fazer jejum de carne nesses dias aqui vão algumas dicas para manter uma alimentação com todos os nutrientes necessário ao seu organismo e que estão presentes principalmente nas carnes.
Bom, algumas pessoas se permitem comer peixe. O peixe é bem saudável, dependendo da espécie que escolher possui quantidades significativas de ômega 3, um tipo de gordura que além de ajudar na diminuição de LDL (vulgo “colesterol ruim”) ainda atua no cérebro melhorando a concentração, memória, anti-inflamatório.
Mas para aqueles que não comem carne nenhuma há algumas outras fontes proteicas que também têm seu valor.
São elas: a quinoa, que é um cereal riquíssimo em várias vitaminas e minerais. O sabor agradável, na verdade dependendo da preparação nem se percebe o sabor dela.
As leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, fava, tremoço. Elas podem ser preparadas de diversas maneiras, possibilitando variar sabores e assim é mais difícil enjoar da receita.
As castanhas do Pará, de caju, amêndoas, avelãs, amendoim, nozes, pistache(sem sal e sem açúcar). Que podem ser usadas como petisco, ou associado ao arroz, por exemplo.
Atenção para estes alimentos pois são ricos em gorduras que apesar de muito boas agregam grande valor calórico. Sementes de gergelim, linhaça, de girassol e de abóbora.
Podem ser usadas em receitas de pães, bolos, tortas, vitaminas, sucos. E cereais como arroz, aveia, milho, centeio e derivados.
Estes quando associados corretamente as leguminosas formam proteínas completas, ou seja, com todos os aminoácidos necessários assim como a carne.