Desde uma simples desobstrução de bocas de lobo e limpeza de calçadas até obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica e rede de esgoto, tudo passa pela Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias da Prefeitura de Cuiabá. E funciona com uma estrutura mínima, no terraço do Palácio Alencastro, medidas cruciais chegam até os bairros, em especial àqueles distantes da área central.

Considerado “trabalho de formiguinha”,  os resultados são de suma importância para quem recebe, embora raramente receba a devida valorização. É o trabalho realizado pelo secretário Jonail da Costa Silva, de Relações Comunitárias, que possibiliza otimizar o trabalho das secretarias municipais.

“Aqui realizamos um trabalha transversal, no qual é indispensável a comunicação com todas as secretarias e órgãos da municipalidade. Quando há necessidade, acionamos até mesmo o gabinete do prefeito”, observou Jonail da Cosa, que é um dos poucos afrodescendentes no primeiro escalão da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

E o atendimento da Secretaria Adjunta não se resume apenas a presidentes de Associações de Moradores ou de Clubes de Mães, por exemplo, mas aos cidadãos em geral.

Costa Silva cita a resolutividade do trabalho da sua pasta. Ele cita o caso da reforma completa do centro de Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Fortaleza, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.  “Levamos a reivindicação à secretária Elizeth Araújo, que  entendeu a situação e mandou executar a obra”, citou ele.

Outra iniciativa vitoriosa foi a drenagem da Avenida 30, no Jardim Industriário, um dos maiores bairros da região Sul de Cuiabá. “Resolveu-se em poucos dias um problema que se arrastava há décadas e atormentava os moradores”, pontuou ele.

A origem no movimento comunitário coloca Jonail da Costa em permanente contato com os bairros e os serviços prestados pela municipalidade. “Faço visitas às unidades de saúde e converso com os cidadãos. Vejo se está faltando alguma coisa, como médicos ou remédios”, argumentou ele.

Embora o diálgo leve a toda as pastas, Jonail da Silva explicou que a busca constante está nas secretarias municipais de Obras, Serviços Urbanos, Saúde, Educação e Cultura. “Sim, há muita demanda para a Secretaria de Cultura, porque Cuiabá é festeira”,  observou Jonail, dando uma risada.

Quando tomou posse, em janeiro de 2017, muitos apostavam que Jonail da Costa não passaria de três meses. Era uma forma disfarçada de discriminação contra um secretário negro e vindo da periferia de Cuiabá.

E justamente a origem proletária de  Jonail da Costa, no contato do dia-a-dia com o movimento comunitário, permitiu que apresentasse com trabalhado a resposta àqueles que colocavam em dúvida a sua capacidade.

Perfil comunitário

Jonail da Costa foi presidente da Associação dos Moradores do Ribeirão do Lipa, fundador e presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Ribeirão do Lipa e Região; foi presidente e é o atual vice-presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores (Ucamb) e foi diretor da Federação Mato-Grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab).

Também foi representante de Mato Grosso, como delegado da Femab, em vários congressos da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam).

Ele também foi assessor da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) na Coordenadoria de Polícia Comunitária e foi assessor da extinta Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) – atual Setasc – no governo de Mato Grosso.