Viagens longas, adversários fortes fisicamente, escolas que jogam futebol para frente e favoritismo. Este é o cenário que o Flamengo enfrentará na primeira etapa da luta pelo tricampeonato da Libertadores. Com estreia nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), diante do Atlético Júnior, da Colômbia, no estádio Metropolitano de Barranquilla, o Rubro-Negro não terá vida fácil, mas tem motivos suficientes para confiar em uma classificação sem susto às oitavas no Grupo A.

O GloboEsporte.com passou a limpo o retrospecto dos cariocas contra todos os adversários, o histórico de cada um deles na Libertadores (nenhum campeão) e apontou os principais destaques. Confira:

Junior Barranquilla

Adversário da estreia, quarta-feira, em Barranquilla, o Atlético Júnior também é o mais conhecido do Flamengo historicamente. Os colombianos cruzaram o caminho rubro-negro quatro vezes ao longo dos anos, e perderam todas. Foram duas vitórias brasileiras na fase de grupos da Libertadores de 1984 e duas também na semifinal da Sul-Americana de 2017. Freguês de carteirinha.

Borja se apresenta ao Junior Barranquilla — Foto: Divulgação/Junior Barranquilla

Borja se apresenta ao Junior Barranquilla — Foto: Divulgação/Junior Barranquilla

O goleiro uruguaio Sebástian Viera e Téo Gutiérrez são os únicos remanescentes da equipe que perdeu para o Flamengo há três anos. O atacante, por sinal, reencontra Jorge Jesus, que o levou para o Sporting de Lisboa em 2016. Na ocasião, ele marcou 15 gols em 32 jogos sob o comando do Mister. Entre os velhos conhecidos do futebol brasileiro, estão o ex-palmeirense Borja e Cardenas, que defendeu Atlético-MG e Vitória.

Na última partida pelo Campeonato Colombiano, o Júnior fez 3 a 2 no Jaguares de Córdoba, voltando a vencer após dois empates por 0 a 0. Na tabela, a equipe é a quarta colocada, com 12 pontos: três vitórias, três empates e uma derrota, para o Independiente Santa Fé, em Bogotá.

Principais títulos: 9 Colombianos / 2 Copas da Colômbia
Participações em Libertadores: 16
Melhor campanha: semifinalista em 1994
Jogos com o Flamengo: 4 de março, em Barranquilla, e 6 de maio, no Maracanã.

Barcelona de Guayaquil

Chega para Libertadores embalado por uma campanha arrasadora na fase de classificação. Eliminou Progresso (URU), Sporting Cristal (PER) e Cerro Porteño (PAR) com cinco vitórias e somente uma derrota. Na partida decisiva, fez 4 a 0 contra os paraguaios em Assunção e deixou muito boa impressão.

Jogadores do Barcelona de Guayaquil comemoram um dos gols da goleada sobre o Cerro Porteño — Foto: Twitter/Barcelona de Guayaquil

Jogadores do Barcelona de Guayaquil comemoram um dos gols da goleada sobre o Cerro Porteño — Foto: Twitter/Barcelona de Guayaquil

O atacante Fidel Martínez, apelidado de Neymar equatoriano, é o destaque absoluto, com oito gols marcados na pré. A força ofensiva conta ainda com ex-colorado Jonatan Álvez, uruguaio que participou da campanha semifinalista em 2017 – quando perderam para o Grêmio – e o meia argentino Damián Díaz, com passagem pelo Boca.

Na última partida pelo Campeonato Equatoriano, empatou por 1 a 1 com a LDU de Portoviejo em casa. Na tabela, está na sexta colocação com cinco pontos em três rodadas: uma vitória e dois empates.

Ao longo da história, Flamengo e Barcelona se enfrentaram três vezes: uma vitória, um empate e uma derrota. Todos em duelos amistosos em 1952 e 1966 (duas vezes).

Principais títulos: 15 Equatorianos
Participações em Libertadores: 26
Melhores campanhas: vice em 1990 e 98
Jogos com o Flamengo: 11 de março, no Maracanã, e 7 de abril, em Guayaquil.

Independiente Del Valle

Ainda está vivo na memória do torcedor do Flamengo após o título da Recopa nos únicos dois confrontos da história dos clubes. Impôs muita dificuldade em casa e no Maracanã, apesar da conquista rubro-negra por 5 a 2 no agregado (2 a 2 em Quito; 3 x 0 no Rio).

Atual campeão da Sul-Americana, foi vice da Libertadores em 2016 e tem demonstrado consistência no cenário internacional. Tem a seu favor a altitude de 2.850m de Quito e um time muito bem treinado pelo espanhol Miguel Angel Ramirez.

Nunca foi campeão equatoriano e é o quinto colocado no campeonato atual, com seis pontos: duas vitórias e uma derrota. Perdeu para o Deportivo Olmedo, em casa, no último fim de semana, por 2 a 1.

Principais títulos: 1 Copa Sul-Americana
Participações em Libertadores: 6
Melhor campanha: vice em 2016
Jogos com o Flamengo: 19 de março, em Quito, e 22 de abril, no Maracanã.

(Globo Esporte)