O Corinthians virou lanterna do Grupo D do Campeonato Paulista após a vitória da Ferroviária por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP, neste domingo, em Araraquara.

O curioso é que a diferença entre as duas equipes se dá por apenas um cartão amarelo, último critério de desempate na primeira fase do torneio – são 15 do Timão, contra 14 da Ferroviária, de acordo com a Federação Paulista de Futebol.

Corinthians e Ferroviária estão empatados em todos os outros critérios:

  • 9 pontos;
  • Saldo positivo de dois gols;
  • 10 gols marcados;
  • 8 gols sofridos;
  • 2 cartões vermelhos.
Antes do início da oitava rodada, os dois times estavam rigorosamente empatados nos cartões amarelos, com 11.
Na quarta-feira, o Corinthians empatou por 1 a 1 com o Santo André, em Itaquera, e levou quatro amarelos: Fagner, Yony González, Everaldo e Bruno Méndez (este no banco de reservas). Chegou a 15 cartões – um deles para o técnico Tiago Nunes, que também entra na conta.

Neste domingo, a Ferroviária teve três jogadores advertidos: Carlão, Mazinho e Hygor, autor do gol da vitória por 1 a 0. São 14 amarelos no total para a equipe do interior paulista. (veja na tabela abaixo)

Classificação do Grupo D do Paulista mostra o Corinthians na lanterna — Foto: Reprodução

Classificação do Grupo D do Paulista mostra o Corinthians na lanterna — Foto: Reprodução

Há, ainda, outro fator a ser levado em consideração: as duas expulsões do Corinthians foram pelo segundo cartão amarelo, o que, em tese, anularia o primeiro cartão – foi assim com Janderson, contra o Santos, e Camacho, contra o Santo André. Mas, para os critérios de desempate, o primeiro cartão amarelo continua valendo.

A Ferroviária só teve uma das duas expulsões dessa maneira – a outra foi com vermelho direto.

Em caso de empate em todos os critérios, uma eventual classificação às quartas de final do Paulista seria definida por sorteio. (Globo Esporte)