Considerado mês crítico, pelos metoreologistas, março deve fazer Mato Grosso registrar chuvas acima da média, durante os próximos 30 dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, projeta que chuvas de maiores volumes devem cair, principalmente no centro-norte do estado.
O meteorologista Felipe Pungirum observou que as regiões que fazem divisa com Goiás e Tocantins são as que têm maiores probabilidades de chuvas intensas.
Nessas regiões devem acontecer as ‘invernadas’, que são sequências de dias consecutivos de chuva e predomínio de céu nublado.
Essas chuvas podem trazer ventos, baixas temperaturas e pouca luminosidade. Isso já deve acontecer nesta primeira semana de março.
Já na região centro-sul e em municípios que fazem divisa com Goiás e Mato Grosso do Sul, a previsão de chuva é abaixo da média.
Em Cuiabá e região metropolitana de Mato Grosso, a previsão para é de chuva fraca, de apenas seis milímetros, nesta segunda-feira (2). Já a temperatura máxima deve chegar a 33 graus Célsius, na capital de Mato Grosso.