Mais de 50 equipes disputaram o Rali Transparaná que, em sua 26ª edição passou pelas cidades de Guarapuava, Imbituva, Castro e Curitiba entre os dias 5 a 8 de fevereiro. No total, pilotos e navegadores percorreram mais de 800 quilômetros em provas diárias que chegavam a quase oito horas de duração. Entre os destaques deste ano esteve o piloto de Cuiabá Olair Fagundes, que conquistou o sétimo lugar no pódio geral da categoria Master, destinada aos competidores mais experientes. Olair competiu ao lado do navegador de Gravataí (RS), Tiago Poisl.

A edição deste ano da competição contou com direção de prova de Vander Hirt, o Fritão, e reuniu as categorias de carros 4×4 Master, Graduado, Turismo e Light. O 26º Transparaná largou de Guarapuava e percorreu estradas de terra em deslocamento, reflorestamentos e fazendas fechadas com os carros passando por terrenos acidentados com muita poeira e barro. A chuva nas regiões durante o percurso foi esparsa e não chegou a interferir muito nas condições dos terrenos. Depois de passar por Imbituva e Castro, os competidores seguiram para Curitiba cumprindo um trecho em uma pedreira. A região proporcionou lindas imagens e muitas pegadinhas para definir de vez o título do campeonato em cada categoria.

De acordo com o piloto de Cuiabá, o 26º Transparaná estava com nível alto, reunindo os melhores pilotos e navegadores do Brasil. “A competição estava bem puxada nas médias e é isto que os pilotos gostam. Fomos bem no primeiro dia e ficamos em segundo lugar na classificação geral, mas tivemos muitos problemas no segundo dia de competição, conseguimos recuperar no terceiro dia de provas, mas no final não fomos bem”, destaca Olair.

legenda: Tiago e Olair conquistaram o sétimo lugar no pódio da classificação geral

Foi a primeira vez que Olair e Tiago competiram juntos. A estreia da dupla contou com patrocínio de Copagaz e GS 4×4 Performance. “Foi um rally muito completo e disputado. Ficamos muito contentes de conseguir andar sempre na disputa com os líderes da prova. Conseguimos estar em segundo lugar no primeiro dia e até a última etapa estávamos entre os cinco primeiros colocados. Mas o rally sempre é desafiador em todos os seus contextos e o último dia foi ainda mais complicado. Ainda com muita garra conquistamos o sétimo lugar com uma pilotagem perfeita do Olair. Certo que a nossa dupla logo terá novas disputas e desafios”, comenta o navegador.

Dois títulos para GS Racing

A GS Racing participou do 26º Transparaná com 13 duplas de pilotos e navegadores, sendo sete duplas na Master, cinco na Graduado e uma na Turismo. Ao final da competição a equipe comemorou dobradinha no pódio da Master com o piloto Gustavo Schmidt, de São José, e o navegador Enedir da Silva Junior, de Chapecó, em primeiro e o piloto Flávio Roberto Kath, de Blumenau, e o navegador Rafain Walendowsky, de Brusque, como vice-campeões. Pela categoria Graduado a equipe também foi campeã com a dupla de Brusque formada pelo piloto Júlio Schlindwein Júnior e o navegador Ivo Renato Mayer.

Confira abaixo as cinco melhores duplas de pilotos e navegadores do 26º Transparaná em cada categoria

MASTER
1º Gustavo Schmidt – Guga (São José-SC) e Enedir da Silva Junior – Bolacha (Chapecó-SC)
2º Flávio Roberto Kath – Poder (Blumenau-SC) e Rafain Walendowsky (Brusque-SC)
3º Marcelo Gouveia – Sapatero (Curitiba-PR) e Igor Guirrembach (Castro-PR)
4º Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
5º Cristiano Rocha (Luiz Eduardo Magalhães-BA) e Roberto Spessato (Chapecó-SC)

GRADUADO
1º Júlio Schlindwein Júnior – Kuka e Ivo Renato Mayer (Brusque-SC)
2º Deonilson Salla – Marvado e Leandro Macedo Ferreira – Lelê (Curitiba-PR)
3º Juliano Meira e Rafael Benavides (Sorocaba-SP)
4º Dirceu Potrich (Ipira-SC) e André Luiz Lenger – Bulita (Chapecó-SC)
5º Ivan Roberto Laidens (Curitiba-PR) e Leonardo Menarim (Castro-PR)

TURISMO
1º Rafael Decker (Cascavel-PR) e Marcos Vinícius Marchioro (Francisco Beltrão-PR)
2º César Leobet e Eduardo Leobet (Piratuba-SC)
3º Gustavo Amorim e Débora Bonatti (Santo André-SP)
4º Eder Reis (Brusque-SC) e André Tondin (Piratuba-SC)
5º Matheus Henrique do Nascimento e Juliano Fross (Toledo-PR)

LIGHT
1º Alessandro Weirich e Gabriela Weirich (Curitiba-PR)
2º João Martins Marques e Fabiana Gonçalves Marques (Maringá-PR)
3º Marcelo Vassoler Sanches e João Batista de Freitas (Guarulhos-SP)
4º Vinícius Parizotto e Felipe Tavares (Castro-PR)