A Prefeitura Municipal de Cuiabá adiou o lançamento da obra do primeiro Hospital Veterinário Municipal – ‘Manchinha’, previsto para a manhã desta segunda-feira (17).
Isto porque um empresário Luiz Alberto Gebrim apareceu no local da obra afirmando ser dono da área e afirma que possui a documentação.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Juarez Samaniego, explicou que o lançamento da obra foi adiada por precação e que a prefeitura irá procurar a Justiça para dar continuidade.
“Não vou questionar o suposto proprietário, mas é um titulo que não é aqui, é um título plantado nesta área. Então, achamos por bem suspender a inauguramos e vamos entrar com uma liminar para mostra qual, de fato, é a titularidade verdadeira é da Prefeitura de Cuiabá”.
O secretário afirma que acredita que o comprador é uma pessoa de boa fé, mas garante que o documento apresentado é da gleba do Bela Vista, que não está nessa região.
A suspensão das obras, segundo o secretário, foi para evitar mais confusão. “Para não ter atrito nenhum, vamos alterar a data do lançamento do hospital veterinário, vamos encaminhar documentação à justiça e pedir uma liminar de autenticidade da área”.
O prefeito Emanuel Pinheiro, após o cancelamento se pronunciou sobre o fato em um vídeo em sua rede social.
“Aqui em Cuiabá é muito comum essa luta por áreas públicas. Comum em todas as regiões da cidade, pessoas aparecerem muito tempo depois, até com documentos em mãos, alegando que aquela área, que no nosso controle é pública, é na verdade, propriedade particular”, comentou.
O Hospital Veterinário vai atender gatos e cachorros gratuitamente, com exames laboratoriais, consultas e cirurgias.
A unidade contará com três etapas para sua instalação completa: a primeira destina-se à implantação do pronto-socorro. Já na segunda fase será criado um centro veterinário com a implantação de canil e gatil. Já a terceira etapa irá contemplar um espaço destinado ao lazer da população.