Quem já passou o aspirador de pó em casa sabe exatamente do que estou falando. Se você ainda não o fez vale a pena tentar. Você vai perceber uma coisa interessante. Existe um padrão na maneira como a sujeira se concentra dentro de casa. Geralmente ela fica nos cantinhos, quanto mais sem luz, quanto mais escondido e lá que a sujeira se concentra. Se for limpar sua casa então você já sabe por onde começar, tudo aquilo que entra em nossa residência das mais variadas formas vai estar lá a sua espera num canto qualquer.
Na nossa vida é assim também. Sujeirinhas vão e vem sem que a gente perceba. E da mesma maneira elas também vão se concentrar nos cantos e no nosso caso, quantos cantos propícios a sujeira nós criamos, sim, somos nós que criamos estes ambientes.
E aqui vamos a uma lista dos tipos de sujeira que poderemos encontrar quando formos dar aquela faxinada em nossa vida. Pensamentos, estes são os mais sórdidos poluidores, se não vigiados podem ocupar boa parte da nossa vida, nos levando invariavelmente e cometer atos que podemos nos arrepender depois. Pecados de estimação são outra sujeira que impregna os cantos e recantos de nossa alma. É aquela pessoa que se lança numa profunda jornada espiritual, mas mantem aquele cigarrinho depois de uma boa refeição. Ou ainda aquele sortudo pai de família que teima em cobiçar a mulher do próximo, principalmente quando o próximo não está próximo.
Palavras ditas e que deveriam ser contidas. Já disse o grande Mestre, não é o que entra, mas o que sai pela boca que irá condenar o vivente. Se não for para edificar, cale-se. Neste caso a língua ferina acaba ferindo justamente aqueles que mais amamos.
Dia desses ouvi um pai chamando o filho de mané dentro do supermercado, perdeu a chance de ficar calado e caminha a passos largos na criação de uma pessoa que pode ter dificuldades extras na vida.
Clamar duas vezes ou simplesmente reclamar. Tem gente que reclama do frio retesa e do calor que expande. Parece que nada e nunca está bom o suficiente, e daí, tome reclamação.
Já ouvi gente reclamando que estava tendo clientes demais e que estava trabalhando muito, na outra ponta do rolo estão aqueles que vivem chateados por terem clientes de menos. Incapacidade de expressar o que está sentindo. São aquelas pessoas que impedem o abraço de chegar e diariamente sufocam o eu te amo e tantas outras palavras e gestos que fariam sentido.
A vida passa e com elas os amores, as dores, as cores.
A vida passa e com elas os amores, as dores, as cores. Tudo fica lá sufocado e impregnado de amanhã talvez, até que o dia derradeiro chega e acaba com tudo.
Eu poderia continuar indefinidamente e você com certeza vai encontrar inúmeros tipos de sujeiras paradas pelos cantos de sua vida.
Então vamos partir para a ação, pegue agora o aspirador de pó e saia animado, percorra cada canto e livre-se das sujeiras que estão impedindo você de exercer seu mais alto potencial. A tarefa no início não será fácil, vai dar medo, mas no final você vai ver que está mais leve e pronto para iniciar uma nova caminhada.
*LUIZ FERNANDO FERNANDES é jornalista em Cuiabá.
CONTATO: www.facebook.com/luizestradeiro