Os eleitores de Mato Grosso que precisam fazer a biometria e regularizar o título eleitoral, tem até o próximo dia 21 de fevereiro para colocar em dia a situação e assim ficar apto para votar na eleição suplementar para o Senado em 26 de abril.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), quem não fizer a biometria fica impedido de votar nesta eleição. O último levantamento divulgado em dezembro do ano passado, mostra que haviam 503.718 eleitores com os títulos cancelados e 25.564 suspensos.
Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer.
Ao fim da eleição suplementar, o prazo para regularizar a situação eleitoral é reaberto até 6 de maio, desta vez para as eleições municipais de outubro.
Se uma pessoa tem débitos com a Justiça Eleitoral e não conseguir resolver até 21 de fevereiro, fica impedida de participar da eleição suplementar ao Senador, porém se resolver até 6 de maio pode votar no pleito de outubro normalmente.