Uma Copa do Rei histórica! No último jogo das quartas de final, a zebra continuou galopando nos gramados espanhóis, e com um gol de Iñaki Williams aos 47 minutos do segundo tempo, o Athletic Bilbao derrotou o Barcelona por 1 a 0 e se classificou para a semifinal. Pouco antes, também nesta quinta-feira, o Real Madrid caiu diante da Real Sociedad no Santiago Bernabéu.

É a primeira vez, desde a temporada 2009/10, que os gigantes Barça e Real não chegam à semifinal. Além dos dois times bascos, os outros semifinalistas são ainda mais surpreendentes: Granada e o modesto Mirandés, da segunda divisão. O sorteio dos confrontos será sexta-feira.

PRIMEIRO TEMPO SEM GOL, MAS COM AÇÃO

Apesar de não ter saído o gol, os dois times fizeram um primeiro tempo movimentado. Iñaki Williams chegou a marcar logo aos nove minutos, mas o lance foi anulado por impedimento. Depois de criticar publicamente seu ex-colega de time e hoje dirigente do Barcelona Eric Abidal, Lionel Messi entrou decidido a ser protagonista. Explorou as jogadas individuais, sempre buscando arrancadas perto da área. Mas a crise cobrou seu preço, e o camisa 10 parecia sentir o peso do mau momento do time, cometendo mais erros que o normal. Na melhor chance no primeiro tempo, acertou a barreira em falta perigosa da entrada da área.

Messi cobra a falta na barreira no jogo contra o Athletic Bilbao

Messi cobra a falta na barreira no jogo contra o Athletic Bilbao (Foto: Luis Tejido/EFE)

SEGUNDO TEMPO ANIMADO

Messi poderia ter se redimido com o ótimo passe para De Jong aos 11 minutos do segundo tempo, mas o holandês foi desarmado pelo goleiro Simón. O Barcelona continuou pressionando, e o goleiro do Athletic Bilbao assumiu o primeiro papel de herói, fazendo outras duas defesas providenciais. Aos 24, Arthur tocou para Sergi Roberto, que cruzou para a conclusão à queima-roupa de Griezmann. E aos 42, Messi recebeu ótimo passe de Arthur mas o chute parou no goleiro. Quando o jogo caminhava para a prorrogação, Ibái Gómez cruzou da direita, Iñaki Williams se antecipou a Busquets e, com uma casquinha de cabeça, mandou a bola no canto direito de Ter Stegen para fazer o gol da vitória e da classificação.

O goleiro Simón, do Athletic Bilbao, faz uma defesa na partida contra o Barcelona

O goleiro Simón, do Athletic Bilbao, faz uma defesa na partida contra o Barcelona (Foto: MIGUEL TOÑA/EFE)

(Globo Esporte)