Tolima e Independiente Medellín deram grandes passos para a próxima fase da Libertadores. O time colombiano foi até Ambato, no Equador, e venceu o Macará por 1 a 0, em duelo que pode decidir o próximo adversário do Internacional. O DIM, como é conhecido o Independiente, goleou o Deportivo Táchira por 4 a 0 na Colômbia.

O meia Leandro Campaz marcou o único gol do jogo no Equador, aos 31 minutos do primeiro tempo. Com a perna esquerda, ele acertou belo chute da entrada da área e colocou a bola no canto esquerdo do goleiro Augustín Silva: 1 a 0.

Com o resultado, o Tolima pode empatar na volta, na Colômbia, que estará classificado para enfrentar Internacional ou Universidad de Chile na próxima fase. Nesta terça, o Colorado empatou por 0 a 0 com o time chileno. Os confrontos da volta acontecem na próxima terça, dia 11. Quem passar na chave entra no Grupo E, que tem Grêmio, Universidad Católica e América de Cali.

Em Medellín, o Independiente massacrou o Deportivo Táchira: goleou por 4 a 0. O time comandado pelo ex-goleiro paraguaio Bobadilla fez seus gols com o experiente meia Javier Reina, ex-Ceará, duas vezes, um de pênalti e outro em belo chute da entrada da área, Ângulo e Cuesta.

Javier Reina (direita), ex-Ceará, comemora um de seus dois gols contra o Táchira pelo Independiente Medellín — Foto: Luis Eduardo Noriega/EFE

Javier Reina (direita), ex-Ceará, comemora um de seus dois gols contra o Táchira pelo Independiente Medellín — Foto: Luis Eduardo Noriega/EFE

No jogo da volta, na próxima terça-feira, na Venezuela, o Independiente Medellín pode perder até por três gols de diferença que estará classificado. Caso faça um gol, o time colombiano pode ser derrotado até por quatro gols.

Quem passar pega The Strongest ou Atlético Tucumán, que se enfrentam em jogo de ida nesta quarta-feira, na Bolívia. O vencedor da chave entra no Grupo H da Libertadores, que tem Boca Juniors, Libertad e Caracas. (Globo Esporte)