Enquanto uns nomes se consolidam cada vez mais, outros perdem força na parcial de janeiro dos Melhores do Mundo no GloboEsporte.com. Se Jürgen Klopp é unanimidade e Vivianne Miedema segue no topo como melhor jogadora, Lewandowski, que foi destaque na reta final de 2019, foi citado apenas uma vez nas listas. E abre espaço para Messi no topo e as primeiras menções a Neymar.

O camisa 10 do PSG apareceu pela primeira vez desde o início das parciais, em outubro do ano passado, e teve o nome colocado em primeiro lugar em uma das listas. Messi deixa Mané, que assim como Lewandowski foi lembrado apenas por um votante desta vez, para trás em busca do bi. Cristiano Ronaldo e Salah foram os outros citados.

Entre goleiros, Alisson, no masculino, e Van Veenendaal, no feminino, aparecem como favoritos até o momento. Ada Hegerberg, recém-lesionada, foi a opção mais lembrada além de Miedema entre as jogadoras, e a eleição de técnicos no futebol feminino traz bastante equilíbrio.

Daniel Mundim, redator

  1. Messi (Barcelona)
  2. Cristiano Ronaldo (Juventus)
  3. Mané (Liverpool)

“O mês de janeiro não foi tão brilhante para Mané, mas ele ainda merece estar no Top-3 pelo que fez aqui. Cristiano Ronaldo voltou à sua fase goleadora, e Messi… manteve sua regularidade. Que sabemos qual é: ser gênio.”

Thiago Benevenutte, redator e apresentador

  1. Messi (Barcelona)
  2. Neymar (PSG)
  3. Salah (Liverpool)

“Messi segue carregando o Barcelona nas costas, e Neymar vive momento impressionante no Campeonato Francês. Expectativa é alta para ver o camisa 10 do PSG no mata-mata da Champions.”

Victor Canedo, redator e comentarista

  1. Neymar (PSG)
  2. Lewandowski (Bayern de Munique)
  3. Messi (Barcelona)

“O mês de janeiro de Neymar é para cogitá-lo como melhor jogador do mundo, embora isso só possa acontecer se as atuações se repetirem na Champions até maio. Vejo os candidatos muito próximos e a disputa, logicamente, bem aberta, sem descartar também Cristiano Ronaldo e De Bruyne, entre outros.”

Daniel Mundim

  1. Jürgen Klopp (Liverpool)
  2. Thomas Tuchel (PSG)
  3. Julian Nagelsmann (RB Leipzig)

“O Liverpool segue atropelando, mesmo com desfalques pontuais e ainda melhorou sua defesa, que chegou a ser uma de suas fragilidades na temporada. E Klopp está por trás disso tudo”

Thiago Benevenutte

  1. Jürgen Klopp (Liverpool)
  2. Jorge Jesus (Flamengo)
  3. Thomas Tuchel (PSG)

“Os resultados no mata-mata da Champions podem incluir alguém como intruso na lista em breve. Agora, não vejo ninguém perto do nível de Klopp e acho justo um reconhecimento a Jorge Jesus.”

Victor Canedo

  1. Jürgen Klopp (Liverpool)
  2. Jorge Jesus (Flamengo)
  3. Julian Nagelsmann (RB Leipzig)

“Klopp conseguiu ainda melhorar um time que já havia sido campeão europeu e vice do Inglês com a maior pontuação da história. Mesmo sendo ameaçado durante os jogos, o Liverpool caminha para mais uma temporada de recordes.”

Daniel Mundim

  1. Keylor Navas (PSG)
  2. Alisson (Liverpool)
  3. Oblak (Atlético de Madrid)

“Alisson está em grande fase, mas Navas ainda merece o topo pelo que fez na temporada até aqui. O retorno da Liga dos Campeões em fevereiro será um grande teste”

Thiago Benevenutte

  1. Alisson (Liverpool)
  2. Keylor Navas (PSG)
  3. Ter Stegen (Barcelona)

“Mantenho os mesmos nomes da última parcial e vejo os três em níveis muito parecidos na temporada. Alisson ganha a primeira posição por conta da dificuldade maior de seus jogos.”

Victor Canedo

  1. Alisson (Liverpool)
  2. Keylor Navas (PSG)
  3. Ter Stegen (Barcelona)

“Alisson é um goleiro regular, seguro, sem parecer espalhafatoso. Está num nível altíssimo há um bom tempo.”

Allan Caldas, redator

  1. Vivianne Miedema (Arsenal)
  2. Ada Hegerberg (Lyon)
  3. Pauline Bremer (Manchester City)

“Artilheira do Inglês e destaque da Holanda no Campeonato Europeu, Miedema faz uma grande temporada, com 34 gols marcados. Com uma grave lesão e fora do restante da temporada, Ada Hegerberg se despede da corrida.”

Amanda Kestelman, repórter

  1. Ada Hegerberg (Lyon)
  2. Vivianne Miedema (Arsenal)
  3. Megan Rapinoe (Seattle Reign)

“Antes da lesão sofrida no começo da semana, Ada Hegerberg mantinha a regularidade do mês passado pelo Lyon. Ela se afasta dos gramados para o tratamento, mas deixa o seu time na liderança do torneio da França. Marcou 14 gols no torneio essa temporada.”

Cintia Barlem, editora e blogueira do “Donas do Campinho”

  1. Vivianne Miedema (Arsenal)
  2. Van de Donk (Arsenal)
  3. Christine Sinclair (Portland Thorns)

“Miedema segue jogando em alto nível mesmo com tão pouca idade. Além de finalizar ainda serve as companheiras com assistências. Van de Donk só cresce, e Sinclair merece a menção por tamanho feito alcançado na última quarta com os 185 gols.”

Allan Caldas

  1. Joe Montemurro (Arsenal)
  2. Pia Sundhage (Seleção brasileira)
  3. Sarina Wiegman (Seleção holandesa)

“O Arsenal de Joe Montemurro disputa ponto a ponto no Campeonato Inglês, e está na final da Copa da Inglaterra, contra o Chelsea.”

Amanda Kestelman

  1. Vlatko Andonovski (Seleção americana)
  2. Sarina Wiegman (Seleção holandesa)
  3. Pia Sundhage (Seleção brasileira)

“Vlakto Andonovski se credenciou para a missão importante de substituir Jill Ellis. O começo de sua ”era” com o time multicampeão americano em busca da classificação olímpica o credencia para brigar pelo prêmio junto com Sarina Wiegman, da Holanda.”

Cintia Barlem

  1. Pia Sundhage (Seleção brasileira)
  2. Joe Montemurro (Arsenal)
  3. Nick Cushing (New York City)

“Mesmo em uma “entressafra” de jogos de seleções, coloco Pia, nossa técnica bicampeã olímpica, como destaque pela forma como vem, em pouco tempo, mudando a forma de jogar do Brasil e a mentalidade das atletas. “

Allan Caldas

  1. Sarah Bouhaddi (Lyon)
  2. Chris Endler (PSG)
  3. Sandra Paños (Barcelona)

“A goleira do Lyon e da seleção francesa comanda uma das melhores defesas do futebol europeu. A última vez que foi buscar uma bola nas próprias redes foi no fim de setembro.”

Amanda Kestelman

  1. Sari van Veenendaal (Atlético de Madrid)
  2. Sarah Bouhaddi (Lyon)
  3. Chris Endler (PSG)

“Destaco a regularidade da Sai Van Veenendaal, que se estende desde a temporada passada. Tem tudo para ser premiada novamente se mantiver o que fez na Copa de 2019 nos Jogos Olímpicos de Tóquio.”

Cintia Barlem

  1. Sari van Veenendaal (Atlético de Madrid)
  2. Sarah Bouhaddi (Lyon)
  3. Chris Endler (PSG)

“Apesar de não aparecer em alguns dos últimos jogos como titular, sigo admirando muito a capacidade de Van Veenendaal como atleta. Mantém o nível alto que mostra na Holanda. Bouhaddi e Endler seguem na minha relação também este mês.”

Não foi um mês dos mais fartos no quesito golaços, mas nossa equipe selecionou um trio do futebol europeu: a bicicleta de Alireza Jahanbakhsh, do Brighton, no primeiro dia do ano, o gol olímpico surpresa de Toni Kroos pela Supercopa da Espanha e o de cobertura de muito longe marcado por Ilicic, da Atalanta.

Dos estaduais pelo Brasil, duas opções que podem correr por fora. Assista e diga: Luan, que driblou meio time adversário pelo Sampaio Corrêa, e Ermínio, que fez de voleio pelo Taubaté, podem sonhar?  (Globo Esporte)