Alunos do cursinho MEDacesso, curso pré-vestibular organizado por estudantes da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), conseguiram aprovações em universidades federais por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, foram 14 alunos aprovados, 12 deles em cursos da UFMT.
Maria Fernanda Nogueira é uma das estudantes aprovadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2020. Ela foi aprovada para o curso de Engenharia Civil na UFMT e foi aluna do MEDacesso. “Foi uma experiência muito boa. Aprendi muito com eles, principalmente em Matemática e Redação”, conta a estudante.
As aulas do cursinho são destinadas a estudantes de escolas públicas ou bolsistas em escolas particulares que estejam concluindo ou já tenham concluído o ensino médio. Todo o conteúdo é voltado ao Enem, com realização de aulas, simulados, monitorias e correção de redações. O projeto conta com estudantes de diversos cursos da universidade.
O estudante de Medicina da UFMT e diretor geral do MEDacesso, Bruno Valadares, diz que o início do cursinho foi difícil, mas que o esforço valeu a pena. Ele também destaca a importância do vínculo entre universidade e comunidade. “O que parecia uma utopia se tornou realidade: o projeto criou um mecanismo de transformação. Parabéns aos aprovados pela garra e agora pelo sucesso”, conclui.