O deputado Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (PTB), anunciou nas redes sociais a destinação de R$ 12 milhões para a saúde de Cuiabá. O recurso veio após articulação junto ao Ministério da Saúde, e conforme explica, será aplicado na compra de medicamentos, na reforma de unidades físicas e na conclusão de obras, entre outras ações.

“Cuiabá recebe demandas de todo o estado. Mais de 60% dos atendimentos no Hospital Municipal de Cuiabá são de pacientes do interior. A Capital cobre as falhas do Estado”, postou o deputado, ressaltando que por isso houve a articulação junto ao Ministério da Saúde e a priorização da Capital.

“Estou feliz por ajudar a Capital do nosso Estado com reflexo para todo o interior”, completou.

A saúde pública tem tido uma atenção especial por parte do deputado. A busca por recursos junto ao Ministério da Saúde tem sido constante. Ele conseguiu mais de R$ 27 milhões para investimentos no setor que já estão nas contas bancárias das prefeituras mato-grossenses.

Além de Cuiabá, foram contemplados os municípios de Jauru, Nobres, Santo Antônio de Leverger, Água Boa e Várzea Grande. Os recursos destinados à Funasa de Água Boa e de Santo Antônio de Leverger já estão conveniados e em fase de apresentação dos projetos por parte das prefeituras.

“Este foi apenas um trabalho inicial. Em 2020, pretendo atender muitos outros municípios e melhorar a qualidade de atendimento da atenção básica e de média e alta complexidade das cidades do meu Estado”, disse Emanuelzinho.

Os recursos transferidos deverão ser utilizados para manutenção das unidades de saúde, viabilizando a qualidade no atendimento por meio de reformas, manutenção dos equipamentos, materiais permanentes, aquisição de insumos. O abastecimento de água potável também foi contemplado.

Emanuelzinho ainda emplacou duas emendas no projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) para o período 2020-2023, aprovado pelo Congresso. Ambas contemplando a Saúde Pública.

A primeira emenda será destinada à construção do Hospital da Família (HFAM) em Cuiabá. A proposta, idealizada em 2019, tem o objetivo de realizar obras, adequação, ampliação e reformas no prédio do antigo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC). A expectativa é que o HFAM contemple os atendimentos da área materno-infantil, ala para idosos e assistência na área da saúde mental.

Já a segunda, tem o objetivo de dar continuidade às obras do Hospital Júlio Muller, que iniciaram em 2012 e ainda não foram concluídas. Segundo a justificativa da emenda, a paralisação das obras prejudica os cidadãos que já sofrem com a superlotação das unidades de atendimento devido a demandas vindas do interior.