O gol de Ferreira no final não adiantou para o Grêmio. Nos pênaltis, pesou a maior experiência do Pelotas, que converteu suas cobranças, com Tatto, Felipe Guedes, Juliano, Mateus Santana e Tadeu. No Tricolor, Darlan, Matheus Frizzo, Isaque e Ruan marcaram, mas Rodrigues parou em Douglas. Por 5 a 4, o Pelotas é bicampeão da Recopa Gaúcha.
Após a derrota dos gatoros, o Grêmio estreará no Gauchão na próxima quarta-feira, às 20h, diante do Caxias, na Arena. Diferentemente do planejamento inicial, a tendência é de que o Tricolor utilize grupo principal já na primeira rodada.
Com um time parecido com o que jogou de igual para igual com o Goiás na última rodada do Brasileirão, o grupo de transição do Grêmio foi a Boca do Lobo confiante de que poderia conquistar a Recopa Gaúcha diante do Pelotas. A equipe mostrou qualidade, mas voltou a sofrer do mesmo mal do Serra Dourada em dezembro passado: a bola área.
Foi em uma jogada pelo alto que, aos 16 minutos, o Pelotas abriu o placar diante de sua torcida. Na cobrança de escanteio, a defesa gremista marcou mal e Mateus Santana subiu livre para cabecear e vencer o goleiro Brenno: 1 a 0.
Mesmo jovem, o time tricolor mostrou iniciativa para tentar reagir ao gol dos mandantes. Faltava aos garotos, no entanto, maior acabamento nas jogadas. A primeira oportunidade foi de Isaque: ele recebeu de Ferreira na área, mas demorou para bater e acabou desarmado.
Era dos pés de Ferreira que saiam as melhores jogadas gremistas. O camisa 7, porém, acabou não conseguindo superar o goleiro Douglas, ora por errar na tomada de decisão, ora por definir mal os lances. O primeiro tempo teve ainda uma linda jogada de Patrick, que passou por três marcadores, mas Douglas saiu bem do gol para fechar o ângulo e impedir o gol.
A última chance para o empate antes do intervalo veio dos pés de Jhonata Robert, que finalizou da entrada da área, mas não foi feliz. O Pelotas terminou a etapa inicial em vantagem.
O segundo tempo seguiu o tom do primeiro: o Grêmio em busca do empate e o Pelotas tentando segurar o placar na base da experiência. Em alguns momentos, o time da casa abusou das faltas para frear as ações gremistas, como aos três minutos quando Mateus Santana e Felipe Chaves fizeram uma falta dupla em Ferreira para parar um contra-ataque.
O técnico Thiago Gomes tentou melhorar o poder ofensivo gremista com a entrada de Guilherme Azevedo na vaga de Patrick aos 22. No Pelotas, Picoli queimou suas três trocas antes mesmo dos 30 minutos. Todas as alterações foram do meio para frente. Gabriel, Jô e Tadeu entraram nos lugares de Jean Roberto, Hugo Sanches e Hugo Almeida.
A pressão do Grêmio seguiu e o gol tinha mesmo de ser de Ferreira. O camisa 7 chegou a perder uma chance incrível após passe de Isaque na área aos 32. Seis minutos depois, ele foi decisivo. O lateral Felipe foi ao fundo e cruzou no segundo pau, onde Ferreira apareceu livre e cabeceou para empatar a partida e levar a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, o Pelotas garantiu o bi da Recopa Gaúcha.
FICHA TÉCNICA – RECOPA GAÚCHA
PELOTAS (5) 1
Douglas; Osvaldir, Negretti, Felipe Chaves, Tatto; Felipe Guedes, Mateus Santana, Jean Roberto (Gabriel, 15/2º); Hugo Sanches (Jô, 19/2º), Hugo Almeida (Tadeu, 28/2º) e Juliano. Técnico: Antonio Picoli.
GRÊMIO (4) 1
Brenno; Felipe, Rodrigues, Ruan, Guilherme Guedes; Varela (Da Silva, 35/2º), Darlan; Jhonata Robert (Matheus Frizzo, 40/2º), Patrick (Guilherme Azevedo, 22/2º) e Ferreira; Isaque. Técnico: Thiago Gomes (interino).
GOLS NO TEMPO NORMAL: Mateus Santana (P), aos 16 do primeiro tempo; Ferreira (G), aos 38 do segundo tempo.
GOLS NOS PÊNALTIS: Tatto, Felipe Guedes, Juliano, Mateus Santana e Tadeu (P); Darlan, Matheus Frizzo, Isaque e Ruan (G).
CARTÕES AMARELOS: Felipe Chaves (P), Ruan (G), Mateus Santana (P), Jean Roberto (P)
ARBITRAGEM: Daniel Nobre Bins, auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna e Andrá da Silva Bitencourt.
LOCAL: Estádio da Boca do Lobo.
PRÓXIMO JOGO — GAUCHÃO
22/1/2020, QUARTA-FEIRA, 20H
GRÊMIO x CAXIAS – ARENA