Os africanos mantiveram a hegemonia no Corrida de Reis. Na 36ª edição da tradicional competição realizada em Cuiabá na manhã deste domingo (12), e com um percurso novo, o queniano Geofry Kipchumba, de apenas 19 anos, terminou os 10 km em primeiro lugar, com o tempo de 29 minutos e 27 segundos. O segundo colocado foi Joseph Panga, da Tanzânia. O melhor brasileiro foi o mato-grossense Wendel Jerônimo de Souza, que ficou com a quarta colocação.
Na prova feminina, também houve vitória africana. Janet Cheruto Masai, de 27 anos, do Quênia, venceu o duelo particular com as companheiras africanas e chegou em primeiro lugar neste domingo. A melhor brasileira na prova foi Tatiele Roberta, de Limeira (SP), que ficou na quarta colocação.
Cerca de 15 mil pessoas de cinco países, 18 estados e 160 cidades se inscreveram para a Corrida de Reis deste ano.
Prova masculina
Geofry Kipchumba, campeão da Corrida de Reis confirma sua boa fase, uma vez que foi o 4º colocado na Corrida de São Silvestre, no fim do ano passado. Foi a sua primeira participação na Corrida de Reis. Com esta vitória de Kipchumba, o Quênia confirma o domínio nos últimos anos – são oito títulos nos últimos dez anos.
Confira o pódio da Corrida de Reis masculina 2020:
1º Geofry Kipchumba – Quênia – 29 minutos e 27 segundos
2º Joseph Panga – Tanzânia – 29 minutos e 39 segundos
3º Edwin Kipsang – Quênia – 30 minutos e 13 segundos
4º Wendel Jerônimo de Souza – Brasil – 30 minutos e 16 segundos
5º Stanley Koech – Quênia – 31 minutos e 42 segundos
No feminino, queniana confirmou favoritismo
A queniana Janet Cheruto Masai, de 27 anos, que foi a 12ª colocada na Corrida de São Silvestre, em São Paulo, venceu a Corrida de Reis neste domingo. Ela completou o percurso de 10 km em 35 minutos e 26 segundos. Em 12 das 36 edições da Corrida de Reis atletas quenianos ficaram em primeiro lugar no pódio.
Em segundo lugar, ficou a atleta da Uganda, Emily Chebet, de 32 anos, que ficou em 13º lugar na última São Silvestre. Ela completou a prova em 35 minutos e 38 segundos. E, em terceiro, Esther Chesang Kakuri, de 25 anos, do Quênia, com 35 minutos e 47 segundos. Ela ficou em 10º na São Silvestre.
A brasileira Tatiele Roberta de Carvalho ficou em 4º lugar, com o tempo de 36 minutos e 5 segundos, e Sarah Hhiiti Sisi, em 5º, com 37 minutos e 55 segundos. No ano passado, Mestawut Fikir Truneh, da Etiópia, ficou em primeiro lugar. Ela não participou da prova este ano.
IMAGENS DA CORRIDA NA ORLA DO PORTO
Confira vídeo da movimentação dos corredores no segundo quilômetro
GALERIA