Sabe-se que refeições ricas em gorduras saturadas e carboidratos refinados elevam as concentrações sanguíneas de açúcar(glicose), de triacilglicerídos e de gordura. Essa alteração, que recebe o nome de dismetabolismo após comida, aumenta os radicais livres e induz ao aumento da inflamação.

Leia Também:

-Descubra-se;  sinta-se…

-Cortar calorias apenas, ajuda a emagrecer?

– Você é o que você come?

-O hábito da vovó

-Viver feliz, alegre, disposto, isento de doenças tem a ver com alimentação????

-Frutas engordam?????

–Ciclo circadiano
-É melhor usar suplementos alimentares ou consumir os alimentos?
-O que funciona? Jejum – cortar calorias – Lou Carb – Paleolítica
-Aumentar o consumo de gordura ( higt fat) é uma boa estratégia para emagrecer ???  

-O poder da mastigação

-Praticantes de atividade física X Alimentação

-Jejum intermitente e emagrecimento?

Tais desequilíbrios após comer, caso ocorram várias vezes ao dia, podem criar um ambiente propício para o aumento do risco de doenças cardiovasculares. Neste sentido, parece que, devido a sua composição favorável à saúde, alguns alimentos podem atenuar os efeitos pró-oxidativos e inflamatórios de refeições hipercalóricas e
hiperlipídicas.

O abacate é um destes,fruto rico em ácidos graxos monoinsaturados (principalmente ácido oleico) e antioxidantes (como vitamina E, carotenoides e polifenóis). Seu consumo tem sido associado com melhores respostas glicêmica e insulinêmica após o consumo de uma refeição típica ocidental, rica em açúcares e gorduras ruins.

Por esse motivo, o interesse pelo estudo dos efeitos antioxidante e anti-inflamatório do avocado tem aumentado. No estudo piloto desenvolvido por Li et al., o efeito pós-prandial da adição de avocado a um hambúrguer sobre parâmetros inflamatórios e de vasodilatação foram investigados.

Onze indivíduos saudáveis consumiram, em ocasiões distintas, duas refeições: 250g de hambúrguer sozinho (436kcal e 25g de gordura) ou acompanhado de 68g de abacate (que conferiu um aumento calórico de 114kcal e 11g de gordura).

Como resultado, foi encontrado um aumento da vasoconstrição duas horas após a ingestão do hambúrguer, o que não ocorreu quando a refeição foi consumida junto com o avocado. Foi observado, ainda, menor ativação do NF-kappaB e menores níveis de interleucina-6 (citocinas inflamatórias) quando o hambúrguer foi consumido junto do abacate. Concluindo devemos introduzir o abacate ou avocado na nossa alimentação diária.

*WÂNIA MONTEIRO ARRUDA   é doutora e nutricionista em Cuiabá. 

CONTATO:     wanianutricionista@gmail.com  —  —  —  —  — —  www.facebook.com/waniamonteiroa