Entre janeiro de 2017 e dezembro 2019 a Prefeitura de Cuiabá economizou R$ 232.736.886,15 em processos licitatórios. Divulgado nesta quinta-feira (9), o balanço leva em consideração o valor estimado para os certames, de 2.074.825.192,74, e o valor homologado pela Diretoria de Licitações e Contratos (Delc), que corresponde a 1.841.958.177,51.
Subordinada à Secretaria de Gestão, a Delc, responsável pelo levantamento, vem adotando uma série de políticas voltadas à transparência e à economia do Município. Assim, ao longo dos últimos três anos, as medidas resultaram em redução de questionamentos, cancelamentos e suspensões feitos por órgãos fiscalizadores como o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
É o que explica a titular da Pasta, Ozenira Felix. “Se compararmos o número de apontamentos ao número de trâmites concluídos pelo setor, podemos dizer que houve uma quantia exígua de percalços. Isso é fruto, sobretudo, da transparência com a qual temos trabalhado.”
O prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro, reforça ainda que todos os apontamentos vêm sendo respondidos e, eventuais problemas, sanados. “Não há nada que possa macular a marca da nossa gestão. Questionamentos, burocracia e outras questões do tipo são comuns quando se fala em administração pública, mas tudo tem sido resolvido com honestidade e agilidade.”
Ele lembra ainda que, atualmente, há R$ 761.212.127,05 em processos em andamento, que não foram homologados. A quantia resulta em quase 3 bilhões de reais em contratações públicas desde o início da gestão.
“Por meio disso estamos levando mais qualidade de vida e bem-estar a nossa população. São números que reafirmam a marca da nossa gestão, que é realizadora e busca humanizar e democratizar o acesso da população ao serviço público. Para comprovar, basta olhar para a cidade, que não para de crescer. Cuiabá é hoje um verdadeiro canteiro de obras”, diz o prefeito.
A frente da Delc, o diretor Agmar Siqueira destaca a realização das licitações para a aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e a construção dos viadutos José Maria Barbosa, na Avenida das Torres e Murilo Domingos, na Avenida Beira Rio, como algumas das mais importantes para a administração.
“Também podemos mencionar a contratação de empresas para a operação do transporte coletivo na Capital, em uma licitação histórica, realizada depois de quase 20 anos, como de extrema importância. Neste contexto, a economia que conseguimos com as licitações vai ao encontro da proposta da gestão Emanuel Pinheiro, possibilitando que mais investimentos em benefício da comunidade sejam feitos”, finaliza Agmar.