O Brasil venceu a Argentina por 4 a 1 na noite desta sexta-feira em Assunção, no Paraguai, e conquistou o título da Copa América feminina de futsal de maneira invicta. Foi a sexta vez que o país ergueu o troféu da competição continental.

Os gols da equipe foram marcados por Diana, Tampa, Cilene e Luana. A craque Amandinha, líder da seleção e melhor jogadora do mundo, não marcou, mas teve participação nas melhores jogadas ofensivas do time. Sofi Florentin anotou o gol de honra das adversárias.

Amandinha na partida contra a Argentina — Foto: Naiara Gresta/CBFS

Amandinha na partida contra a Argentina — Foto: Naiara Gresta/CBFS

Na quinta-feira, a seleção nacional fez 6 a 1 na Colômbia na semifinal, com gols de Luana (dois), Ana Luísa, Diana, Tampa e Gabi. Na primeira fase, a equipe goleou o Chile (11 a 0), o Uruguai (8 a 0), a Argentina (5 a 2) e o Equador (13 a 0).

Na disputa do terceiro lugar, a Colômbia venceu o Paraguai por 2 a 1.

View image on Twitter

Apesar do franco favoritismo verde e amarelo, o jogo começou levemente truncado. O Brasil apresentava superioridade ofensiva e, nos cinco minutos iniciais, dominou a posse de bola, porém pecou ao concluir jogadas no ataque. Com pouco mais de 10 minutos de partida, saiu o primeiro gol.

Após recuperação de bola, Diana recebeu um passe, cortou uma rival e arrematou no canto esquerdo da goleira argentina. Seis minutos mais tarde, a vantagem aumentou. Tampa fez jogada individual pela esquerda e desferiu um chute violento de canhota, que a arqueira adversária não conseguiu parar. A seleção ainda teve mais chances de dilatar o marcador, mas não conseguiu capitalizar.

A seleção brasileira feminina de futsal posa antes da final contra a Argentina — Foto: Naiara Gresta/CBFS

A seleção brasileira feminina de futsal posa antes da final contra a Argentina — Foto: Naiara Gresta/CBFS

O Brasil continuou a pressionar a Argentina depois do intervalo e perdeu algumas boas oportunidades até o gol sair em uma jogada inusitada. Com quase sete minutos jogados, Cilene aproveitou uma saída malograda da goleira-linha rival e chutou do campo de defesa brasileiro para o gol vazio.

A cinco minutos do fim, Sofi Florentin fez grande jogada pela esquerda, cortou para o meio com um belo drible e finalizou com força para marcar o primeiro da argentina. Qualquer tentativa de reação das hermanas foi por água abaixo quando Luana bateu cruzado com força para concluir um contra-ataque e aumentar a vantagem brasileira para 4 a 1. Brasil campeão da Copa América com sobras. (Globo Esporte)